quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

BANHO...COM SIMPLICIDADE, POR FAVOR...



A minha filha, chamou-me, este Verão passado “Naturalista” e perguntou-me, o porquê? Se era para poupar ou havia outro motivo?
Eu respondi-lhe: - que primeiro foi por questões de saúde, depois foi por razões económicas, e, agora habituei-me de tal maneira que estou sempre à procura de alternativas, aliás o planeta agradece e a carteira também… há sempre uma maneira de fazer, as coisas de maneira natural…
Tudo começou na cabeça, mais concretamente no couro cabeludo… experimentei tantos champôs, que cansei…
Lembram-se daquele anúncio, que a senhora coçava a cabeça, como um macaco, para fazer rir, uma criança?... pois é, eu estava assim, e, era pior quando acabava de lavar parecia que ficava seca.
Sabem como acabei com a comichão… água + vinagre…até ardia.
Antigamente não havia amaciador para o cabelo… eu tinha o cabelo comprido e para o desembaraçar usava, água e vinagre… pois é …entretanto chegou o amaciador, era prático, cheirava bem, e, comecei a usar, até aparecer a comichão… agora passados tantos anos voltei a usar, água+vinagre…e, a comichão passou…por razões de saúde, uso algo completamente natural.
 Depois veio o problema de pele e, aí experimentei Sabonete de Glicerina da Confiança, gostei tanto que até o cabelo lavo… e, depois passo pela água envinagrada… dá brilho, amacia e previne comichões, ás vezes causada pelos champôs modernos que contém sabe-se lá o quê.
É um sabonete com mais de um século de existência, sem aditivos, sem conservantes e corantes.


Em 2008 chegou ás minhas mãos uma informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia que informava, e, pedia para ser o mais divulgado possível, dado que era uma questão de saúde, que os champôs, sabonete ou gel de banho continham uma substancia chamada “ Lauril Sulfato de Sódio” ou LSS. Os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é um desengordurante). Daí eu sentir a tal secura quando acabava de lavar a cabeça.
Também foi confirmado que este produto era uma substância cancerígena. Os fabricantes concordaram mas, nada podiam fazer, porque precisavam dela.
Esta substância está praticamente, em quase, todos os produtos, incluindo pasta de dentes, dêem uma olhadela nos vossos produtos, e vão ficar admirados.
Por tudo isto, acabei por reparar que ao usar coisas simples, ficava mais barato e faziam melhor.
Vinagre eu uso em quase tudo, até para desinfectar feridas… arde eu sei… mas o que arde cura…e o álcool não arde?
O Vinagre purifica, desinfecta, é barato e eficaz.








Sem comentários:

Enviar um comentário