quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"Yucas e afins..."


Estas  yucas, vieram dos Açores comigo... não são daquelas que crescem muito depressa mas as suas folhas picam muito... em contrapartida têm um pé floral de respeito... enorme, lindo... parecem campainhas brancas de cera... quem as conhece sabe do que estou a falar..... os cachos de flores das outras yucas são mais pequenos, também bonitos, para quem nunca viu estes.

Para quem conhece os Açores sabe que as estradas são floridas com conteiras, hortênsias, yucas e uns bolbos a que nós damos o nome de beladona (da família das amaryllis), morangueiros silvestres, etc...

Por ter ficado encantada com o pé floral, acabei por as trazer.... mas na altura eu não tinha jardim, por isso dei-as ao meu irmão.... assim que tive jardim pedi-lhe logo um filhote... e aqui estão elas...bonitas não são?








Yucas são os vulgares troncos ou troncos-da-fortuna que se dividem em algumas dezenas de espécies.
São plantas erectas de caules lenhosos dos quais saem ( geralmente no terço médio superior) folhas lineares dispostas numa roseta aberta.

Em boas condições ambientais as yucas desenvolvem-se de forma a atingir uma altura apreciável ( acima de 10 metros); em interior o desenvolvimento é muito mais lento. As plantas desta espécie que geralmente se utilizam no interior das casaa possuem um caule curto, castanho, de textura rugosa com um a três conjuntos de folhas lineares e coriáceas.


Sem comentários:

Enviar um comentário