quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A MINHA MÃE CAIU...


Fico escandalizada com os preços praticados nas instituições de apoio aos idosos.

A minha mãe fez no passado dia 25 de Outubro 80 Primaveras, é completamente autónoma.
Acontece que numa saída, para um aniversário de um neto, escorregou e fez uma fissura na bacia.

Ficámos aflitos, porque precisava de apoio constante, e diário, pelo menos por mês e meio.
Somos três irmãos, por isso tínhamos de conversar, sabendo à partida que a instituição, não lhe iria agradar, por isso procurámos a melhor opção…

Apoio ao domicílio, foi o escolhido, com o consentimento da minha mãe. Um serviço prestado onde inclui  refeições, higiene e injecções dadas.
Cada um de nós vai quando pode e quando é preciso.

Ficámos a saber que os preços praticados, nas instituições, variam entre 750€ e 1200€.
Curiosamente é a Santa Casa da Misericórdia em Tomar que cobra 1200€/ mês.
 Por portas e travessas ficámos a saber que…
- as pessoas contratadas não têm formação
- caso a minha mãe entrasse, iria acamar, porque é esse o interesse
- não iriam dar a atenção necessária, dado que o interesse é arranjar cliente para ficar.

Optamos pelo serviço ao domicílio, estamos a pagar 275€/mês, e, tenho a certeza que a minha mãe está muito melhor, no espaço dela, praticamente nunca está sozinha, porque está sempre alguém a entrar em casa.

É visitada pelas 10h para tomar o seu banhinho, (vêm duas pessoas).
Á 1h uma funcionária traz as refeições, ou seja p. almoço, almoço, lanche e jantar.
Ás 16h voltam as duas funcionárias, para fazer a higiene e dar injecção.
Não dão apoio ao fim de semana e feriados, mas deixam as refeições para esses dias, por isso tivemos que aprender, a dar injecção (na barriga) .

Acredito que a minha mãe vai se recuperar rapidamente, porque o mimo e atenção, também curam… 

O Natal já está decidido, vai ser em casa da minha mãe, dado a sua situação…












Sem comentários:

Enviar um comentário