Já sei... as amoras estão a despedir-se, mas as framboesas também, afinal temos que aproveitar as épocas e guardar o excesso na arca.
Nunca tinha congelado amoras, mas se estão à venda framboesas congeladas, porque não experimentar?
Congelei... e já as provei... estão aprovadas..
Experimentem a colocar uma fatia de bolo partido numa taça, salpicar com um pouco de café sem açúcar quente ou frio, por cima colocar amoras e framboesas, cobrir com um iogurte natural adoçado com uma colher de doce caseiro, salpicar com alguns frutos secos.... saborear lentamente, para os frutos se desfazerem na boca... que tal? Gostou... amou? Então invente novos sabores é só puxar pela cabeça.....
( foi o meu lanche)
Amora - é rica em fósforo, potássio e cálcio e as vitaminas A, B e C, contém ácido cítrico e tem propriedades depurativas, digestivas e refrescantes. Poderosas propriedades anti-oxidantes, por sua alta concentração de vitaminas C. A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, e é muito recomendada aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite.
Segundo a crença popular, o suco de amora quente e adoçado com mel, tem bons resultados em casos de infecções de garganta, amigdalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, das gengivas, aftas, etc. As flores frescas são diuréticas e muito úteis no tratamento das vias urinarias. Pesquisas recentes têm demonstrado um potencial na utilização da amora preta como um corante artificial. Outra grande descobertas é o uso da amora para fins medicinais, como planta anti-cancerígena, pela acção do ácido elágico e também no combate a osteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (32mg/100g fruto). Também possui uma crescente utilização como tónico muscular na prática desportiva, devido ao alto teor de potássio é encontrado no fruto (196mg/100g fruto). ( fonte Nutrição em Foco)
A framboesa é uma potente arma contra os radicais livres, vilões do corpo, responsáveis pelo envelhecimento celular, por conter grande quantidade de anti oxidantes.
Estudo comparativo feito pela Universidade de Ohio, Estados Unidos, comprovou que a fruta tem 40% a mais de anti oxidantes que o morango. O mesmo estudo revelou que uma dieta rica em framboesa foi capaz de reduzir em até 80% a incidência de câncer de cólon.
Valor Calórico:
- Cada 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias e possui aproximadamente 4 gramas de fibras
- Uma porção de meia xícara de framboesa contém 30 calorias e 15mg de vitamina C.
Propriedades Nutricionais:
É uma fruta rica em sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Possui propriedades antiinflamatórias e possui uma grande quantidade de proteínas e vitaminas A, B1 e B5, manganês, polifenol, ácido gálico e antioxidantes, importantes na eliminação dos radicais livres.
É uma boa fonte de vitamina C e de antocianina, antioxidante que ajuda o organismo a produzir células que repelem vírus e bactérias invasoras. Ajuda a controlar o colesterol e facilita a digestão e a desintoxicação de organismos.
Cada 100 gramas de framboesa (Rubus idaeus) contém:
Propriedades Medicinais:
É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso ideal para repor as energias. Possui actividade antiviral, anti cancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural.
A framboesa é usada no tratamento de inflamações nas gengivas e garganta. A fibra insolúvel que a fruta contém em suas sementes ajuda a prevenir a prisão de ventre, reumatismo, doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado e dos rins, hemorróidas e enfermidades com febre.
Também apresenta propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento de afecções do fígado e vesícula biliar. Possuem ainda propriedades anti virais, anti cancerígenas e um alto teor de aspirina natural. Outros estudos mostram sua potencialidade no combate à osteoporose e como tónico muscular durante a realização de práticas desportivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário