domingo, 9 de setembro de 2012

"Uvas de mesa"


Uvas de mesa e não só....
Este ano, muita cultura na horta, não correu da melhor maneira... o calor abrasador e seco fez com que certas culturas, não dessem como nos anos anteriores... mas em compensação as uvas estiveram no seu melhor ... afinal não foram tratadas, curadas e outras adas...

Há uvas até na rua... uma parreira de uva miudinha, que não foi podada, essa então nem se fala, está carregadinha... a uva de mesa essa está quase... talvez mais uma semana para estarem ao meu gosto... há uvas no mercado bonitas sem dúvida, mas sem sabor... estas até já se comiam..

Nota-se que os cachos que estão decobertos as uvas estão secas tal é a intensidade do sol.
Não me lembro de ano como este...tenho que admitir que foi um ano de fruta .... houve fartura.... biológica, sem bicho, doce... e bonita..

As previsões do Borda d'Água, não falharam... vamos esperar pelo Outono para ver se é como eles dizem..
" um Outono ventoso e um Inverno áspero para limpar a ingratidão da humanidade"

Como não quero ser ingrata e gosto de agradecer o que me é oferecido e o que me cai no regaço sem trabalho... quero agradecer a colheita deste ano.... Muito Obrigado....













A uva é rica em vários nutrientes. Contém taninos, proteínas e frutose; possui carotenóides (que formam a vitamina A), vitaminas C, D, E, K e do complexo B (inclusive B12, que é rara nos vegetais). Dos minerais, tem potassio, enxofre, silício, ferro, fósforo, magnésio, cálcio, cloro e sódio.  O potássio ajuda na prevenção e tratamento de hipertensão; o ferro é importante para evitar anemia e para o sistema imune; o fósforo ameniza o cansaço e a fadiga; e o cálcio previne osteoporose e cãimbras.

O resveratrol, contido tanto na casca quanto nas sementes tem grande poder de combate aos radicais livres, impedindo que induzam o surgimento de câncer; retardando o envelhecimento; e previnindo doenças circulatórias, derrame cerebral e formação de placas de gordura. Também traz melhoras nas funções renal (eliminação de ácido úrico) e hepática, e alivia a retenção de líquidos.
(fonte da Nutrição em Foco)

Sem comentários:

Enviar um comentário