quarta-feira, 26 de setembro de 2012

" Hortenses"


Hortênsia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A hortênsia ou hidrângea ou hortense é uma planta de folhas largas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea, L..
 
Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanhas podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito. No sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. Gramado, cidade mais representativa desta região turística, tem a hortênsia como sua flor símbolo. Em função da altitude e do clima ameno, a hortênsia está extremamente difundida em Campos do Jordão.

As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.

A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo: solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.







Nunca me passou pela cabeça que as hortenses = hortênsia, fossem venenosas.... dá para notar que o verão deste ano andou para tostá-las... não foi fácil conservá-las de cabeça para cima, precisavam de um pouco mais de sombra.... não tenho.... parece que cada verão é mais quente do que o anterior...

Cada ano que passa são mais flores... parecem nuvens côr de rosa... também dá para notar que o meu solo é alcalino... já tentei acrescentar à água da rega sulfato de cobre, e, aí consegue-se tons azulados... mas, tem que se começar cedo antes da floração... não adianta contrariar voltam sempre à côr primitiva... rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário