quarta-feira, 6 de abril de 2022

VANTAGENS DE ACORDAR CEDO


10 vantagens de acordar cedo e como fazê-lo:

Por DEBORAH FURTADO 15/03/2015





“Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” ditado popular




Infelizmente, que eu saiba não há nenhum benefício comprovado para a saúde, por simplesmente acordar cedo.

No entanto, há muitos outros benefícios.

Mas, deixe-me primeiro dizer que, se é uma criatura da noite, e isso funciona consigo, é ótimo. Não há razão para mudar, principalmente se estiver satisfeito com esse estilo de vida. Mas para mim, a mudança de nótivaga para madrugadora foi uma benção (e sim, é possível).



Melhorou a minha vida de tantas maneiras que nunca mais vou voltar atrás. Aqui estão apenas alguns exemplos:

1. Cumprimentar o dia.

Adoro ser capaz de me levantar e cumprimentar um novo dia. Sugiro criar uma ritual matinal que inclui agradecer a sua benção. Dalai Lama foi inspirador ao dizer: “Todos os dias, ao acordar pense,” hoje sou afortunado por ter acordado, estou vivo, eu tenho uma vida humana preciosa, não vou desperdiçá-la. Vou usar todas as minhas energias para o meu próprio desenvolvimento, a fim de expandir o meu coração aos outros, para atingir a iluminação em benefício de todos os seres, eu vou ter pensamentos bons em relação aos outros, não vou ficar zangado ou pensar mal dos outros, vou beneficiar os outros, tanto quanto possível.”

2. Começo de dia fantástico.

Eu custumava começar o meu dia a saltar da cama, atrasada como de costume, e com pressa para chegar a horas ao trabalho. Chegava ao trabalho ainda meio a dormir e rabugenta. Não é um bom começo para o seu dia. Agora, tenho um novo ritual da manhã, consigo chegar ao trabalho antes da hora e assim quando todos chegam ao trabalho, eu já consegui tratar de imensas coisas. Não há melhor maneira de começar o seu dia que acordar cedo.

3. Tranquilidade.

Não há crianças a fazer barulho, não há carros nem ruído da televisão. As primeiras horas da manhã são pacíficas e tranquilas. É o meu momento favorito do dia. Eu realmente aproveito esse momento de paz, em que tenho tempo para mim, quando posso pensar, ler, ou simplesmente respirar.

4. Nascer do Sol.


As pessoas que acordam tarde perdem um dos melhores espectáculos da natureza, repetido todos os dias – O nascer do sol. Eu adoro a forma como o dia fica mais claro lentamente, quando as cores brilhantes começam a infiltrar-se no céu, e ver a natureza pintada com cores incríveis.

5. Café da Manhã

É a minha refeição preferida, e ao levantar-se cedo vai ter tempo para tomar o pequeno-almoço calmamente. E já sabe que é uma das mais importantes refeições do dia. Sem pequeno-almoço, o seu corpo está sem combustível e quando chega à hora do almoço tem tanta fome que vai comer a primeira coisa que lhe aparecer à frente. Quanto mais gorduroso e calórico, melhor. Mas se tomar o pequeno-almoço, sente-se saciado até mais tarde. Para além de que, tomar o pequeno almoço descansada é muito mais agradável do que engolir qualquer coisa a caminho do trabalho, ou comer à secretária.

6. Exercício.


Há outras alturas para fazer exercício sem ser de manhã cedo, é claro, mas, embora fazer exercício depois do trabalho também seja muito agradável, é possível que acabe por ser cancelado por causa de outras coisas que surgem. Se planear fazer exercício físico de manhã é mais difícil que seja cancelado.

7. Produtividade.

As manhãs, para mim, são as horas do dia mais produtivas. Eu gosto de escrever de manhã, quando não há distrações, antes de ver o meu e-mail ou blog. E consigo despachar mais coisas da parte da manhã. Assim, quando chega ao fim do dia, já não tenho trabalho para fazer, e posso gastá-lo com outras coisas que me dão prazer.

8. Tempo para os objetivos.


Tem objetivos? Certamente que sim. E não há melhor momento para revê-los, fazer planos, e realizar as tarefas que necessita para os atingir, que logo de manhã. Deve ter um objectivo que pretende realizar durante a semana. E cada dia, deve decidir o que pode fazer hoje para tornar o se objectivo realidade. E depois, se possível, fazer essa a primeira tarefa da manhã.

9. Evitar trânsito.

Ninguém gosta do trânsito da hora de ponta, com excepção das gasolineiras. Se for trabalhar cedo, não apanha trânsito, chega mais depressa, arranja lugar para estacionar mais rapidamente e começa a trabalhar mais cedo, Já reparou no tempo que poupa só com isso.(Ou ainda melhor ainda, trabalhe a partir de casa.)

10. Compromissos.


É muito mais fácil chegar a horas a compromissos se se levantar cedo. Chegar tarde a reuniões deixa uma má impressão na pessoa com quem se comprometeu. Chegar cedo deixa uma boa impressão. Além disso, tem tempo para se preparar.

Como se tornar um madrugador

• Não faça mudanças drásticas. Comece devagar, por acordar apenas 15-30 minutos mais cedo do que é habitual. Acostume-se com isso durante alguns dias. Depois acrecente mais 15 minutos. Faça isso gradualmente até atingir o seu objetivo.

• Permita-se dormir mais cedo. Secalhar está habituado a ficar acordado até tarde, talvez a ver televisão ou a navegar na Internet. Mas se continuar este hábito, enquanto tenta levantar-se mais cedo, mais cedo ou mais tarde vai desistir. Vai acabar por se deixar dormir até mais tarde, e ter de recomeçar. Sugiro que vá para a cama mais cedo, mesmo que ache que não vai conseguir dormir, experimente ler na cama. Se estiver muito cansado, vai acabar por adormecer muito mais cedo do que imagina.


• Ponha o despertador longe da cama. Se estiver ao lado da cama, vai desligá-lo e continuar a dormir. Não faça isso. Se deixar o despertador longe da cama, vai ter que se levantar para o desligar. Então já está de pé. Agora é so continuar.

• Saia do quarto, logo que desligar o alarme. Não se permita pensar em voltar para a cama. Basta ter força para sair do quarto. O melhor é ir direito à casa de banho, ou à cozinha beber um copo de àgua. Depois de fazer isso já despertou o suficiente para começar o dia.

• Não pense. Se permitir que o seu cérebro pense porque é que tem de se levantar cedo, nunca o vai fazer. Não faça do ficar na cama uma opção.

• Tenha uma boa razão. Planeie algo para fazer logo de manhã, que seja importante. Este motivo irá motivá-lo a levantar-se. Gosto de escrever de manhã, é essa a minha razão.


• Faça do acordar cedo uma recompensa. Sim, poderia parecer à primeira que se está forçando a fazer algo difícil, mas se fizer isso com vontade, em breve terá muito prazer em acordar cedo. Uma boa recompensa é beber uma chavena de café quente ou chá e ler um livro. Outras vantagens poderem ser ter tempo de preparar um pequeno-almoço saboroso (eu sou fã de batidos de morango), ou ver o nascer do sol, fazer yoga ou meditar. Encontre algo que lhe dê prazer, e permita-se fazê-lo como parte de sua rotina matinal.

• Tire partido de todo esse tempo extra. Não acorde uma hora ou duas mais cedo só para ler blogs, a não ser que seja esse o seu grande objectivo. Não desperdice esse tempo extra. Aproveite para planear o resto do dia, fazer exercício ou meditação, ou por a leitura em dia.

___

Via: Viver Zen







Sem comentários:

Enviar um comentário