quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A MINHA "ERA" DO JARDIM



"Era" é uma trepadeira que cobre tudo ... chão, rede, paredes, o que se quiser... 

Quando vim para aqui morar, penso que não queria deixar nenhum pedacinho de terra à mostra, daí eu ter colocado "era" na vedação... que gosto muito... dá-me privacidade...
Não pensei na manutenção, que por vezes é difícil, por falta de tempo, e, por vezes cresce mais rapidamente do que queremos.
Foi o que me aconteceu... tenho um alpendre, virado a norte, que coloquei "era", junto ao muro... esta "era" tem que ser aparada várias vezes ao ano... acontece que quando me descuido, já lá está em cima junto ao telhado...




Cansei de aparar, guiar e limpar... resolvi limpar de vez... é um trabalho duro, com enxada de bicos e tesoura de podar, para cortar ramos e raízes.




Fiquei impressionada com a grossura das raízes e troncos, porque apenas coloquei um vazinho dos pequeninos, que se vendem nos viveiros.
Acabou por se esticar e lançar raízes, em outros locais junto ao muro, no fresco.
Não vai ser um trabalho fácil, mas, é para se, ir fazendo... aos poucos...naturalmente, agora com a terra húmida... custa menos...




Vou ter saudades do meu verde no alpendre ... mas quando penso, as vezes que eu corto ao longo do ano e, quando me descuido, já está lá em cima das telhas... só de escadote é que lá chego...

Por vezes não pensamos no trabalho que uma planta nos pode dar, mas, ir para cima do telhado está fora de questão...
Fica apenas a "era" da vedação...






A minha vedação aqui:

https://allissonecompanhia.blogspot.pt/2017/10/excesso-de-zeloeleicoes-e-nao-so.html


Sem comentários:

Enviar um comentário