segunda-feira, 2 de abril de 2018

MILHO TRANSGÉNICO




O meu milho...biológico sem dúvida...

Sabe o que é?


Porque, chegou a altura de mais uma sementeira deixo-vos algo para pensar… a semente do meu milho é guardada todos os anos, aliás esclareço que pode ser guardada na arca, para não ganhar bicho…

Sabe o que são alimentos transgénicos? Muitos respondem sem pestanejar – alimentos geneticamente modificados!

Ok, correcto... mas o que isto significa, que modificações são estas, quais as possíveis consequências do cultivo deste tipo de semente, você come transgénicos? Hum… aí a coisa muda de figura e fica complicado responder com segurança!

Vamos entender um pouco mais o que são alimentos transgénicos e tentar responder a estas questões!

São organismos que têm o seu DNA alterado em laboratório com a introdução de material genético de outras espécies. Resumidamente, é possível dizer que os alimentos transgénicos são o resultado de cruzamentos de espécies que não aconteceriam na natureza.

Assim as plantas recebem genes de outras espécies para serem capazes de produzir o seu próprio insecticida, resistir à aplicação de um determinado tipo de pesticida ou carregarem elementos genéticos de outras espécies, como o arroz dourado que tem betacaroteno e teve o seu DNA alterado ao receber genes do milho e também de uma bactéria.

Os defensores da produção de alimentos transgénicos alegam que a transgenia aumenta a produtividade e a qualidade das plantas, inclusive nutricionalmente. Mas não há pesquisas que demonstrem sequer a segurança do cultivo de transgénicos para a preservação da biodiversidade nem mesmo há estudos que comprovem a segurança e os supostos benefícios dos alimentos geneticamente modificados para a saúde!

Ok, mas ainda há a questão do aumento da produtividade, bem como a suposição de que com os transgénicos seria possível diminuir o uso de agrotóxicos, certo? Não! Nem a produtividade tem se mostrado superior nem diminuiu o uso de pesticidas.

Ainda há a questão da contaminação genética: o cruzamento que se dá na natureza de plantas transgénicas com plantas convencionais. Esta contaminação pode trazer, por exemplo, consequências irreversíveis à biodiversidade e colocar em risco a existência de espécies convencionais.

Não há pesquisas que indiquem que o consumo de transgénicos seja seguro para a saúde humana, na verdade não são conhecidos os efeitos que estes alimentos poderão ter a médio e longo prazo. Há possíveis efeitos, relacionados ao “aumento de alergias, aumento da resistência a tratamentos com antibióticos e alterações de peso em fígados e rins de cobaias”.

Será que vale a pena consumir algo que não sabemos o que pode provocar no nosso organismo. Será que a nossa saúde não merece mais cuidado? Certamente, sim, então fique de olho nos rótulos, dê preferência aos alimentos cuja procedência você conhece e que são produzidos de forma respeitosa com a saúde e o meio ambiente! Esta não é uma tarefa fácil, mas é necessária.


Sementeira do milho aqui:







Sem comentários:

Enviar um comentário