quinta-feira, 17 de maio de 2012

"As minhas figueiras"

Em tempos de crise e de poupança chegou-me a febre das figueiras.
Um dia pensei: tenho um jardim que afinal só me dá trabalho, despesa, é bonito sem dúvida, quando está "arranjadinho", que posso usufruir pouco ou nada, porque não tentar juntar o útil ao agradável. Se pensei, logo o fiz.....plantar árvores de fruto, que além do trabalho, despesa da água, da sombra, também me dá fruta..... Boa.... vamos a isso. Foi só pedir às pessoas certas ( a elas o meu muito obrigado) e começar a modificar o meu jardim.
Neste momento já tenho 5 figueiras, uma pereira e uma macieira, no jardim, outras virão com certeza....
A pereira e a macieira foram plantadas no outono, neste momento estão bonitas mas nada de fruta por enquanto... vou ter que esperar, e vê-las crescer.



Ao segundo ano presenteou-me com 8 figos pela 1ª vez..... mas a Teca, cachorra ainda, curiosa lembrou-se de cheirar e pior ainda, partir a parte tenrinha de cima.... mastigou os figuinhos bébés e deixou os vestígios junto ao pé ....fiquei desolada...... adeus figos até setembro, porque esta figueira dá duas vezes no ano....mas qual não é o meu espanto, a figueira não quis que eu ficasse triste e novamente com todas as suas forças enviou-me mais dois figos, e está a ficar com novas folhinhas.... porque coitadinha ficou sem nada..... despidinha... obrigado pelo carinho.
Foi plantada de ramo, de cabeça para baixo, como dizem os mais velhos, os sábios.
Desta vez está protegida com rede ovelheira por causa das travessuras da Teca.



Esta foi colocada em dezembro passado, e, pelo aspecto vejo que está pegadinha. Também está protegida porque a teca também lá foi á irmãzinha do lado, ficou só o pauzinho, ainda bem que coloquei mais do que uma estaca, para ver qual pegava. Quantas estacas me dão, quantas planto, não deito nada fora, é que pode acontecer só pegar uma ou nenhuma.



Esta foi a última a despertar.... confesso que já não dava nada por ela.... mas, numa das minhas visitas reparei que, está a começar a abrir os gomos e um figuito na haste inferior, mal se consegue ver. Estou espantada, porque pensei que também teria que esperar dois anos para ver um figo.
Também foi colocada em dezembro, era um rebento da mãe.



Esta figueira também tem dois anos, vaidosa também com o seu 1º figo.
São figos enormes verdes com tons de bordeaux..... no interior são vermelhinhos, muito gostosos, penso que são os primeiros figos a aparecer no mercado.
Foi plantada em julho de 2010, de ramo, de cabeça para baixo, com uma haste para cima, como manda a tradição antiga, como se vê, ainda lá está  a pernada que ficou de fora e rebentou de lado.
São métodos antigos que nunca falham.



Esta a mais pequenina "Pingo de Mel" foi plantada em dezembro passado, dum filhote da mãe.Todas as futuras figueiras pegaram fácilmente, e, eu que fazia um bicho de 7 cabeças. Nunca o tinha feito, e, plantei logo 5. Obrigada a quem me ajudou, porque se não fossem essas ditas pessoas eu não teria figueiras no meu jardim.




Figueira - há cerca de 755 espécies de figueiras no mundo.
O figo é considerado um fruto sagrado para os judeus.
Uma fruta muito energética, pois possui uma grande quantidade de açúcar.
O figo é rico em fósforo, potássio e cálcio, vitaminas B1 e B2.
É anti-inflamatório e antioxidante.
O chá da folha da figueira reduz diabetes e colesterol.
A folha ainda dá para fazer licor, fica verdinho, parece pisang ambon.
Com tanta coisa boa, porque não ter uma figueira ou 5 ????? 





Sem comentários:

Enviar um comentário