quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Frutinha a caminho"


Damasco - quase quase, prontinho, já se começa a ver o rosado, talvez lá para meados de junho, ou antes, já os poderemos saborear. Podemos consumi-los frescos ou secos.
Rica em fibras, pouco calórica e fonte de nutrientes. Contém vitamina A, B1, B2, C, niacina , ferro, cálcio, fósforo.


Diospireiro - a flor já lá está..... passa despercebida..... quase que, não se nota... confunde-se com as folhas.... é um futuro diospiro.
Com a mudança do clima, o diospiro vem mais cedo, no fim de setembro, outubro, já os podemos provar.
A sua importancia nutritiva reside sobretudo na sua riqueza em vitaminas, sobretudo A e C. Também fornece pequenas quantidades de vitaminas B1, B2 e B3.

Pêssego Italiano - já tem cor e quase que já tem cheiro, mas só lá para julho e agosto, é que vamos poder encher a pancinha, pois o pessegueiro está carregadinho.
Vou contar a história deste pessegueiro: numa certa altura fui ao lidl e estavam lá uns pêssegos a rirem-se para mim, (vindos de itália, não me lembro da qualidade) não me enganei, eram uma maravilha de comer e chorar por mais.... então pensei...porque não semear o caroço????
A minha mãe disse logo: não vão prestar, vão nascer bravos e amargos....
Ok, mesmo assim esperei que nascesse, crescesse... e desse fruto. Foi a 3 anos que me presenteou com uma meia dúzia de pêssegos, e...... mais uma vêz não me enganei.... eram os mesmos pêssegos que eu tinha comprado.
A minha mãe nem queria acreditar, que eram os pêssegos, do tal dito caroço... sempre acreditou que não fosse possível, pois diz que, pensava que tinham que ser enxertados.
Aí ,eu os batizei, como sendo "Pêssegos Italianos".
Contém as seguintes vitaminas; A, C, B1, B2 e B6, nos minerais destaca-se o potássio, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre e manganês.



Ameixas- daquelas bem pequeninas escurinhas que dizem que são bravas, penso que até lhe dão o nome de abrunhos, mas muito docinhas, pois é também promete...... e...... já falta pouco.
A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcares, sais minerais (cálcio, fósforos e ferro) e algumas vitaminas. As frutas secas contém; ferro, zinco, potássio e vitaminas.


Rainhas Cláudia - ameixa bem docinha, pode-se comer em fresca  ou em compota .
É uma das mais finas ameixas de sobremesa.
Seu nome foi em homenagem à Rainha Cláudia de França.
Ela é laxante, diurética e depurativa. É pobre em proteínas e rica em gorduras e em vitaminas A, B1, B2 e C, sendo enriquecida por sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Além de laxante, que é sua propriedade mais destacada, a ameixa também é hipoglicemiante, ou seja faz baixar o nível de gordura no sangue.






Sem comentários:

Enviar um comentário