segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

BOLO DE BAUNILHA



 
Nesta altura do ano, os ovos começam a escassear... não faltam... porque há sempre um ovo, para estrelar ou cozer, mas quando penso fazer aquele Batido de Pão de Ló, que se adapta a qualquer sobremesa, penso duas vezes, a receita encontra aqui:
 
 
Mas, aqui há dias, nas minhas pesquisas encontrei este pão de ló, que me despertou curiosidade e resolvi experimentar.
É fofo, fácil de fazer e nada seco.... o processo é o mesmo do Batido de Pão de Ló, com menos ovos, e, só tenho de acrescentar leite...apenas isso...
 
Bolo de Baunilha
 
5 ovos
200g de açúcar
2,50dl leite
350g farinha c/fermento
1 pacote açúcar baunilhado
1 c/café de bicarbonato de sódio
 
Comecei por untar um tabuleiro.
Separei gemas das claras, batendo estas em castelo. Acrescentei o açúcar e continuei a bater.
Fui juntando as gemas, uma de cada vez, batendo bem. Adicionei o leite. Por fim, juntei a farinha e a baunilha, aos poucos que, fui envolvendo com um salazar.
Finalmente acrescentei o bicarbonato.
Levei ao forno quente, no máximo (gás), durante 35m.
Aguardei um pouco para desenformar.


 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário