CONCORDÂNCIAS ENTRE TERAPIA FLORAL DO DR.BACH E A FILOSOFIA ESPIRITUALISTA
Considerado o "pai" da Terapia Floral, Edward Bach, conceituado médico inglês da década de 30, comungava os mesmos pensamentos de Hipócrates, Paracelso e Hahnemann, ao afirmar que se devia "curar o doente e não a doença".
O sistema floral do Dr. Bach está embasado na visão cósmica da unicidade e a ligação de todos os elementos da Criação. De sua obra deduz-se que um dos motivos centrais, senão o principa,l da criação do sistema floral de cura é a evolução espiritual do ser humano. Evolução que se alcança mediante a aprendizagem que, seguindo com a filosofia do autor, justifica a reencarnação da alma em um corpo físico; compara a reencarnação a "um dia na escola" e se evidencia em determinadas lições que, se aprendidas, levarão o ser humano a modificar comportamentos e a evoluir espiritualmente.
A filosofia do criador da Terapia Floral do Dr. Bach tem como pilares de sustentação:
* unicidade
* alma
* personalidade
* reencarnação
* aprendizagem
* lei de causa e efeito / carma
* doença e saúde.
UNICIDADE - nos leva a visão cósmica de Mundo. Dr. Bach comparou a imagem do Criador a um grande sol, de onde saem incontáveis raios, em cuja ponta estão todos os elementos da Natureza, inclusive os seres humanos. Eles vieram para adquirir experiência e conhecimento e que, em algum momento de suas vidas, retornarão a esse grande sol e por fazer parte desse grande todo, não poderão ser separados dele. Toda e qualquer ação feita contra nós mesmos ou contra nosso irmão afeta a totalidade e isso nos causa as enfermidades.
ALMA - Segundo Bach todo ser humano tem uma Alma ou Ser Superior ou Eu Superior, de natureza Divina, que representa sua própria essência. Ela habita um corpo material e sempre que o homem permitir será animado, guiado e amparado por ela que o ajudará a alcançar a perfeição. Essa Alma sabe onde deve viver e quais são as circunstâncias que permitirão fazer o melhor, colocando o homem em situações que favoreçam suas conquistas.
PERSONALIDADE - É o modo de ser do homem e o distingue dos outros seres; é como são conhecidos e como se conhece no mundo em que vive. Acreditava Dr.Bach que os seres humanos estão aqui para obter todo o conhecimento e experiência a cada existência, para desenvolver as virtudes e modificar as imperfeições, chegando a meta de sua Alma, que é a perfeição de suas naturezas. O homem deve ser firme na determinação de vencer, na vontade para alcançar o topo da montanha, não deve se deter a olhar com pesar as quedas do caminho. A personalidade sem conflitos é imune a enfermidade.
REENCARNAÇÃO - Disse Dr.Bach que "a intuição diz ao ser humano que seu nascimento está longe de ser o princípio e que a morte está infinitamente longe de ser o final". Fala das Almas imortais que são o verdadeiro ser e dos corpos temporais do homem, como um cavalo que o leva para uma viagem ou como instrumentos que usa para fazer um trabalho e, ao findá-lo, deixa-os.
APRENDIZAGEM - Se a Alma e a personalidade estão em harmonia, a doença não existe, a felicidade está presente e a paz irradia por todos os poros. Não importa se as pessoas são faxineiras ou donos de empresa, o mais importante é seguir os ditames da Alma, aprender as lições que a vida apresenta e viver a missão com dignidade, coragem e amor. Nessa diferentes posições, subalterna ou de mando, é que se encontram as lições e experiências necessárias para o aprendizado e o consequente crescimento.
LEI DE CAUSA e EFEITO / CARMA - Dr Bach estabeleceu uma conexão entre os sentimentos e a doença física real. Como em tudo na Natureza, acreditava que também a doença responde a lei de causa e efeito e que, de acordo com os sintomas e características, irá se localizar em diferentes áreas do corpo físico. Diz ainda Dr. Bach que esses erros que deverão ser corrigidos, mesmo que não sejam resultado de atitudes desta vida e que, não sabendo o porquê de tanto sofrimento, A Alma ou Ser Superior no seu âmago sabe o motivo de acontecer assim e tem a capacidade de adentrar nos melhores caminhos que trarão a alegria e a saúde a esse corpo cansado de sofrer.
DOENÇA E SAÚDE - dizia Dr.Bach "a doença não é material em sua origem; é o resultado de um conflito entre a Alma e a mente e só será erradicada com um esforço espiritual e mental." Dizia ele que a doença é em si mesma um benefício e não uma tragédia. Qual seu objetivo? Devolver a Alma a verdadeira personalidade do indivíduo e não aquela forjada pelo seu entorno. O Poder Divino fornece todas as oportunidadees de escolher os mais variados caminhos e viver todas as situações que levam a reencontrar a perfeição da Alma. Se, por qualquer motivo, houver um desvio desse caminho, o único corretivo será a enfermidade, onde a aprendizagem se fará pela dor e sofrimento.
A Terapia Floral do Dr. Bach nos leva a grande conquista do ser humano , que é "conhecer-se a si mesmo". E as flores do Dr Bach nos ajudam nesse caminho, quando nos levam a aprender as lições desta encarnação pelos caminhos do amor, do respeito, da empatia e do auto-conhecimento. Elas não farão as coisas pelo ser humano mas facilitarão a compreensão do que está acontecendo dentro de cada um.
As essências florais do Dr. Bach se destinam as pessoas que querem assumir a responsabilidade por seus próprios estados emocional, mental, espiritual e físico, transformando-se no ser que verdadeiramente sua Alma almeja.
Sem comentários:
Enviar um comentário