quarta-feira, 25 de agosto de 2021

COMO MELHORAR A SUA SAÚDE...




Quer melhorar sua saúde? comece pelos intestinos

Melhor Com Saúde para O Segredo | 6min. de leitura

Em 14/04/2016


Sabe-se que os micro-organismos presentes nos intestinos desempenham um papel muito importante na saúde digestiva humana. No entanto, em recentes pesquisas foi determinado que a flora ou microbiota intestinal cumpre uma função muito importante na saúde, pois pode estar relacionada com a obesidade e a saúde metabólica.


Ter uma boa saúde intestinal pode chegar a ser determinante para gozar de um bem-estar a nível geral. Se bem que, durante centenas de anos a saúde intestinal estava relacionada com a digestiva, agora foi demonstrado que ter uma boa saúde intestinal também influencia na saúde do restante do corpo.
Os intestinos e a saúde


Os microrganismos presentes no intestino são fundamentais para a saúde digestiva, e também o são para o sistema imunológico. Na verdade, diz-se que 60-80% do sistema imune se encontra nos intestinos. É por esta razão que os intestinos desempenham um papel muito importante na saúde e na prevenção de muitas doenças.

Os tecidos imunitários do trato gastrointestinal são considerados como a maior parte e mais complexa do sistema imune humano. Nos intestinos, os microrganismos cumprem uma importante função no desenvolvimento de um sistema de defesa forte e equilibrado. Nestes órgãos, o sistema imune produz anticorpos, que são os responsáveis por nos manter afastados de diferentes tipos de doenças.


Além de seu importante papel no desenvolvimento de um sistema imune forte, os intestinos também são responsáveis por cerca de 90% dos neurotransmissores do corpo, que estão relacionados com o humor e sentimentos. Quando uma pessoa apresenta problemas no trato gastrointestinal, pode chegar a sofrer de outros transtornos de saúde como, por exemplo:

Artrite reumatoide.
Tireoidite de Hashimoto.
Diabetes
Fadiga crônica.
Fibromialgia
Ansiedade
Depressão.
Eczema

Sabendo de tudo isso, agora é o momento de começar a curar os intestinos para melhorar a saúde. Para isso, a doutora naturopata Amy Myers, especialista em medicina funcional, criou o programa 4 R, que tem como objetivo curar os intestinos para curar o corpo inteiro.


O programa 4 R


Reparar o dano


Neste primeiro passo o objetivo será evitar tudo aquilo que danifica o trato gastrointestinal. Para isso devem ser eliminados os alimentos inflamatórios e irritantes gástricos como o álcool, a cafeína ou as drogas. Também aqueles que podem produzir algum tipo de infecção. Entre os alimentos inflamatórios podemos encontrar todos aqueles que causem algum tipo de intolerância,como podem ser:

O glúten
Os lácteos
O milho
A soja
Os ovos
O açúcar

É importante realizar exames de IgG (para estabelecer o nível específico de certas proteínas, chamadas imunoglobulinas, no sangue) e sensibilidade alimentar, para determinar a intolerância a qualquer um destes alimentos.

As infecções podem ser causadas por parasitas, bactérias ou leveduras. Uma análise das fezes ajuda a determinar qual é nível de bactérias boas e também detecta se existe algum tipo de infecção. Para eliminar as infecções existem tratamentos com ervas, medicamentos antiparasitários e antibióticos (nem tão recomendados).

Substituir



O corpo precisa de certos ingredientes essenciais para fazer uma boa digestão e realizar uma correta absorção de nutrientes. O uso de medicamentos, a dieta, as doenças ou o envelhecimento podem esgotar estes elementos. É muito importante incluí-los na dieta para ter uma digestão adequada. Entre estes encontramos:

Enzimas digestivas
Ácidos
Ácidos biliares clorídricos
Re-inocular

É muito importante restaurar as bactérias benéficas do intestino para que este trabalhe corretamente. Isto pode ser alcançado mediante o consumo de um suplemento probióticos que contenha bactérias benéficas, como as bifidobactérias e espécies de Lactobacilos. Além disso, também é importante incrementar o consumo de fibras.

Reparação



O último passo deste programa concentra-se na reparação do intestino mediante uma alimentação rica em nutrientes essenciais. Os intestinos precisam que proporcionemos, através dos alimentos, alguns nutrientes que os ajudem a cumprir muitas de suas funções. Para reparar o intestino, podem-se tomar suplementos de L-glutamina, que é um aminoácido que contribui para o rejuvenescimento do revestimento da parede intestinal. Além disso, é essencial proporcionar outros nutrientes importantes como o zinco, os ácidos graxos ômega-3 do peixe, vitamina A, C, E e plantas, como o olmo ou o aloe vera.

Este programa para curar o intestino pode se tornar em um complemento para o tratamento de diferentes doenças. Vale a pena colocá-lo em prática e começar a aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário