sábado, 29 de janeiro de 2022

ARROZ-DOCE (caseirinho)


 Penso que nunca coloquei Arroz-Doce aqui, no Blog, sendo a receita que mais faço ... tornou-se banal que acabei por esquecer.

Cada pessoa tem o seu próprio arroz-doce, mais ou menos apurado, mais ou menos doce, com ou sem ovos... eu tenho o meu arroz-doce.


O meu Arroz -Doce


Coloco dois dedos de água ao lume com uma pitada de sal e cascas de limão. Deixo levantar fervura. Adiciono arroz carolino directamente do pacote até aparecer o arroz no cimo da água.

Mexo e deixo cozer até evaporar a água.
Adiciono 1l de leite, volto a mexer e vou tratar da minha vida sem ficar pendurada no arroz. Assim que ferva, baixo o lume e deixo apurar (ferver).

Quando o arroz estiver bem cozido acrescento 200g de açúcar, volto a mexer e vou tratar da vida (sem sair de casa, naturalmente).

Assim que colocamos o açúcar o arroz pára de cozer, por isso fica a apurar... fica com um gostinho a leite condensado.

Separo 3 gemas de ovos que bato com um tiquinho de água. Com uma concha vou juntando arroz às gemas de ovos, sempre a mexer para não talhar.
Por fim adiciono o creme de ovos ao restante arroz do tacho sempre a mexer. Apago o lume e distribuo por tacinhas que polvilho com canela.

É um doce que se faz sozinho precisando de vez em quando de uma mexidela e dando-lhe tempo para apurar... simples assim...



Outros Arroz-Doce, aqui:














Sem comentários:

Enviar um comentário