sábado, 7 de julho de 2018

A IMPORTÂNCIA DAS ESPECIARIAS...dica de saúde


...é só escolher, as cores são lindas, os aromas inesquecíveis...


Temperos e especiarias: pitadinhas de sabor e saúde

Por Nadia Cozzi

"Ervas e especiarias trazem sabores inusitados e deliciosos à sua cozinha. Grandes aliadas da nossa saúde vem sendo usadas para tratamento de doenças e também para reduzir o consumo de sal no preparo dos alimentos. Realçam o sabor natural dos alimentos conferindo novos sabores às preparações. Podem ser usadas em receitas doces ou salgadas.

Vamos entender melhor como utilizar essas delícias?


Açafrão empresta sua cor vibrante para o arroz, sopas, saladas e pães. É um tempero caro afinal apenas os pistilos amarelados da planta são utilizados, sendo necessárias 150 mil flores para fazer 1 kg de açafrão. Combina com carnes e vegetais cozidos. Antioxidante, anti-inflamatório e anticoagulante, ajuda na prevenção do Alzheimer. Aliado à vitamina D obtida pela exposição ao sol aumenta sua eficácia. Combine com a pimenta e potencialize seus efeitos. Contra indicado durante a gestação. Indispensável à "paella" espanhola e alguns risotos italianos.

Aipo ou salsão é todo aproveitado. Suas folhas são usadas em saladas, maioneses e sucos ou acrescentadas, juntamente com os talos, em molhos de tomate, ensopados, sopas e carnes. Existe também o sal de aipo que dá um sabor especial a saladas, bifes e coquetéis de tomate.

Alecrim conhecido como a “erva da lembrança”, origina-se do Mediterrâneo e antigamente era costume entre os casais trocarem um ramo de alecrim por acreditarem que seu perfume revigorava a memória e trazia bom humor. Antidepressivo alivia músculos cansados, dores de cabeça e fadiga mental. Combina com chás, massas, queijos, aves, carne de porco e peixe assado.

Alho uma das mais antigas ervas medicinais citadas para tratar sintomas de resfriados, infecções pulmonar e digestiva. Combina com carnes, legumes, arroz e saladas frias. Tempera molhos em geral, refogados e torradas que acompanham sopas e massas deliciosas.

Anis Estrelado planta originária da China. Considerado uma especiaria, conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu)

Baunilha estimulante, afrodisíaca. Perfuma bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores. Experimente uma gotinha de baunilha atrás da orelha num jantar a dois.

Canela aproxima pessoas e saboriza compotas, marinados, picles, ensopados, bolos, pães, biscoitos e doces caseiros. Curiosidade: você sabia que foi a canela que deu origem à primeira das multinacionais? A holandesa Companhia das Índias Ocidentais, que durante muitos anos controlou sua extração. Os árabes cobravam pedágio para deixá-la passar para a Europa. A canela tem sido usada há séculos para tratar náusea, vômito, problemas digestivos e também é um leve sedativo que relaxa a musculatura.

Cardamomo tem perfume e sabor refrescante, muito usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce, pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.

Cebolinha introduzida no Brasil pelos portugueses. Pertencente à mesma família tem sabor muito semelhante ao da cebola e do alho. Também possui propriedades bactericidas, ajudando no controle da pressão arterial e contém as vitaminas A e C. Em pequenas rodelas, realça saladas, ovos, omeletes, queijo branco e molhos. Faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.

Coentro possui propriedades bactericidas e fungicidas. Sua semente é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e cálcio. Usado para temperar aves, acompanha muito bem os frutos do mar e suas sementes são imprescindíveis nas marinadas.

Cominho existem estudos que apontam o cominho como uma substância com propriedade para prevenir o câncer, principalmente o urológico. Ajuda na desintoxicação do fígado e é muito usado para molhos, cremes, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no preparo do Curry indiano.

Cravo - sabor doce, forte, quase quente. Harmoniza-e com arroz doce, pão de mel, pudins, compotas de frutas e pratos asiáticos, especialmente indianos.

Cúrcuma - raízes vendidas secas ou em pó muito parecidas com o gengibre. Conhecido como falso açafrão é usado como corante em ensopados, sopas, peixes, molhos, arroz. Possui propriedades anticancerígenas, inclusive recomenda-se acrescentar uma colher de chá de cúrcuma às sopas, molhos e pratos de massa como um modo simples, rápido e econômico de prevenir o desenvolvimento do câncer. Possui propriedades anti inflamatórias, melhoram o metabolismo hepático e reduz o colesterol.Entra na composição do curry indiano.

Curry vai bem com carnes, peixes, aves, molhos, arroz, assados e cozidos em geral.É uma combinação de 65 tipos de especiarias diferentes. Uso: culinária indiana, arroz. É chamado de massala pelos indianos.

Dill - faz lembrar o anis. Vai bem com peixes, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Pode-se usar suas sementes para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

Erva Doce seu bulbo é muito usado em saladas. Tem aroma doce combina com molhos, creme fresco e peixes grelhados ou cozidos em papelote.

Estragão seu gosto picante realça o sabor de molhos, pratos com ovos, saladas e sopas.

Gengibre excelente acompanhamento para picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas.

Hortelã imprescindível no preparo de pratos árabes, combina com chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas.

Louro estimula os sucos digestivos, estabiliza os níveis de glicose do sangue e acalma as dores de cabeça. Combina com sopas, cozidos, peixe em geral e terrines. Uma só folha basta para aromatizar o prato.

Manjericão revitaliza, refresca, acalma. Suas propriedades purificadoras ajudam na digestão, alivia a cólica e reduz a formação de gases. Bom também para dores musculares. Dá vida ao tomate, berinjela, abobrinha. Deve ser adicionado no final para não perder seu aroma.

Manjerona combate o estresse e hidrata a pele. Indispensável na cozinha mediterrânea, parecida com o orégano, mas com aroma mais suave. Associa-se mais facilmente a outras ervas. Para tomates, batata e arroz.

Menta na Europa usa-se para temperar ervilhas e batatas. Outros usos: saladas, sorbets, chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

Mostarda digestiva, estimulante, alivia reumatismos e câimbras. Fica uma delícia acompanhando batatas cozidas. conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e maionese.

Noz moscada Muito usada nos remédios para náusea, má digestão e cólica. Doces, molhos e massas ganham encanto com a noz moscada. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para oferecer seu aroma delicado. Não existe molho branco sem uma pitadinha de noz moscada.

Orégano contém antioxidantes, muito cálcio e um óleo essencial com propriedade fungicida. Estimula o sistema imunológico, melhora a digestão e o trato respiratório. Salpique sobre os alimentos ou deixe de molho por alguns minutos no azeite para dar gosto ao óleo. Fica muito bom em molhos, berinjela, pizzas, queijos, saladas e pães. Sem ele a pizza não tem sabor. É companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas.

Páprica utilizada no lugar da pimenta seca, dá um ar picante ao prato.

Pimenta – a pimenta merece um capítulo à parte afinal aqui no Brasil temos muitas espécies de pimentas: pimenta de cheiro, dedo de moça, malagueta, pimenta do reino, pimenta rosa e muitas outras. Saborosas, dão um toque especial à nossa culinária. A capsaicina, substância encontrada na pimenta, é usada para tratar vários tipos de dores. É um potente vasodilatador e descongestionante. Muitos consideram a pimenta uma super erva, e a capsaicina não apenas melhora a dor, mas também libera endorfinas no cérebro. Fonte natural de vitaminas A e C. Pode ser usada a gosto, moída ou inteira. Só quem tem gastrite deve tomar cuidado, porque ela agrava irritações ou lesões na mucosa gástrica. Combina com molho branco, legumes, carnes assadas e grelhadas além de patês.

Salsa junto com a cebolinha ela forma o cheiro verde. Afina o sangue e faz bem ao coração. Decorativa, acrescenta charme, cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês, carnes e sopas.

Sálvia traz tranqüilidade, tem ação clareadora e adstringente. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e molhos.

Tomilho digestivo, fortalece o sistema imune e tem ação bactericida, fungicida e antiviral. Apreciado nas cozinhas européias, enriquece sopas, molhos de tomate, legumes em geral e terrine.

Receitas:

Os alimentos industrializados estão cheios de aditivos químicos que trazem sérias conseqüências à nossa saúde. Já que estamos resgatando os sabores e saberes das ervas e especiarias que tal aproveitar e resgatar também o prazer de preparar algumas delícias na cozinha?

Tempero Caseiro

Ingredientes:
2 kg de cebola
6 cabeças de alho
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de sal marinho
Modo de preparar
Descasque todos os ingredientes e bata no liquidificador . Coloque em vidros e guarde na geladeira. Dura 2 semanas. Essa é sua base para temperar tudo.

Variações:
Você pode dividir essa quantidade em 3 partes e fazer temperos diferentes.Bata uma parte com cheiro verde, outra com manjericão e outra com azeitonas por exemplo. Você varia os sabores e fica livre daquela comidinha com sabor massificado feita com aqueles caldinhos que “glutamatam monossodicamente” tudo. Uma perda enorme para a saúde e para o paladar.


Mostarda Caseira

Ingredientes:
1 ½ xícara de sementes de mostarda moídas (quanto mais recente a moagem, melhor)
½ xícara de água filtrada
2 colheres de sopa de soro de iogurte (ajuda a prolongar a validade e liberar as enzimas benéficas)
2 colheres de chá de sal marinho
suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de sementes de mostarda inteiras se gostar.

Modo de Preparar:
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Se adicione mais água para acertar a consistência. Guarde num pote com tampa e deixe à temperatura ambiente por 3 dias. Leve à geladeira e consuma normalmente.

Catchup caseiro

Ingredientes:
5 kg de tomates orgânicos maduros
200 g de pimentão vermelho orgânico sem semente
800 g de cebola orgânica
2 dentes de alho orgânicos
1 colher de chá de pimenta do reino em grão
1 colher de chá de pimenta da jamaica
1 colher de chá de cravo
2 ramas de canela em pau
1/2 colher de chá de mostarda em pó
4 colheres de sopa de açúcar mascavo orgânico
6 colheres de sopa de açúcar orgânico
1 colher de chá de sal marinho
2 xícaras de vinagre branco.

Modo de preparar:
Corte os tomates e o pimentão em pedaços. Bata no liquidificador ou processador. Passe na peneira para retirar as sementes e a casca. Volte ao liquidificador e bata com a cebola.

Coloque a mistura em uma panela e cozinhe em fogo baixo até reduzir em um terço do volume inicial. Em outra panela, misture o vinagre com o alho, a pimenta do reino, a pimenta da Jamaica, a canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo por meia hora, até que os temperos soltem o seu sabor. Coe essa mistura de vinagre e acrescente metade da quantidade à panela dos tomates.

À outra metade junte a mostarda em pó, o açúcar e o sal. Junte tudo, ajuste os temperos ao seu paladar e se necessário acrescente mais vinagre, açúcar ou sal. Deixe esfriar, bata tudo de novo no liquidificador e guarde em um recipiente limpo na geladeira.

Banana ao Gengibre e Anis-Estrelado


Ingredientes:
4 bananas-nanicas médias
1 xícara (chá) de açúcar orgânico
3 colheres (sopa) de gengibre ralado grosso
1 colher (sopa) de manteiga
4 anises-estrelados

Modo de Preparar:
Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Reserve. Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo por 6 minutos, ou até obter um caramelo.
Acrescente as bananas, o gengibre, a manteiga, o anis-estrelado e ½ xícara (chá) de água.
Tampe a panela e deixe no fogo por 5 minutos, ou até a banana ficar macia, mas sem desmanchar e quebrar. Retire do fogo. Coloque as bananas nos pratos, despeje a calda. Decore com anis-estrelado.

Variações: Muito bom com sorvete e esta semana fiz para acompanhar o requeijão e ficou divino.

Use ainda na cozinha:


· O anis-estrelado pode ser guardado em um pote fechado com açúcar por pelo menos um mês. Polvilhe o açúcar aromatizado quando fizer receitas de biscoitos, bolos ou bolinho de chuva.
· Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregá-lo na produção de bolachas, pães ou outros produtos.
· Usa-se também em licores ou outras bebidas alcoólicas.
· O chá de anis estrelado se faz com toda a folha (estrela) ou só com a semente que tem dentro das estrelas. Esse chá é recomendado contra gripes, inclusive contra a gripe A.


Dicas para conservar temperos frescos:


Os temperos frescos normalmente se perdem, pois não conseguimos usar tudo de uma vez. Então lave bem os temperos, pique e coloque em porções nas forminhas de fazer gelo. Cubra com azeite extra virgem e leve ao freezer. Quando precisar dos temperos é só separar quantos tabletinhos forem necessários.

Porque usar temperos frescos se é muito mais prático comprar os industrializados?

Em primeiro lugar porque temos que sentir o verdadeiro sabor dos alimentos e não deixar tudo com o mesmo gosto. Por razões de saúde eles têm muito sódio e vários aditivos químicos entre eles o famigerado glutamato monossódico, que tem a função de “incrementar” o gosto do alimento, mas que também causa problemas como dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer.

Uma prática que deve se tornar hábito é sempre ler os ingredientes dos rótulos dos alimentos. Ali você encontra uma espécie de receita do que está comendo, o que não for alimento é aditivo químico e bem não faz. Você vai ficar espantado com a quantidade de coisas estranhas que ingere diariamente."




Não quis deixar de partilhar convosco, o excelente trabalho de Nadia Cozzi, aprendemos todos os dias um bocadinho








Sem comentários:

Enviar um comentário