domingo, 22 de julho de 2018

FLOR DE ABÓBORA RECHEADA



sementeira da courgette aqui:



Primavera … é tempo de flores… elas foram feitas para admirar, cheirar e comer…

As flores também conquistaram, um lugar nas nossas mesas… em saladas doces e drinks, ainda podem aromatizar azeites e vinagres.

A primeira coisa a dizer é que, embora muitas das flores ornamentais sejam também comestíveis, elas têm cultivos diferentes. Por isso não compre os seus ingredientes de cozinha na sessão de jardinagem, nem as colha no jardim. Elas devem ser biológicas, livres de qualquer pesticida, para serem ingeridas e saboreadas.


Capuchinha – uma das mais usadas na culinária. Linda, tem um sabor suave e levemente apimentado, rica em Vit C, é ideal para preparar saladas bem tropicais.


Amor perfeito – de uma beleza delicada, muito usada em saladas ou para decorar pratos variados, de sopa à macarronada! O seu sabor é mais adocicado, mas extremamente suave!


Rosa – a cozinha árabe usa esta flor como nenhuma outra: de sorvete a cremes diversos. Fica muito interessante colocá-la misturada à limonada preparada com água com gás e pedrinhas de gelo floridas (veja logo abaixo como fazer). O sabor é suave, mas dá um toque bem exótico. Muitos usam apenas as pétalas, nos supermercados mais finos é possível encontrar geleias delicadas preparadas a partir das pétalas de rosa – isso sem falar na famosa água de rosas (que vai da cosmética à gastronomia).


Flor de abóbora (courgette) – de longe a mais versátil, na opinião de muitos chefes. Estas flores podem ser recheadas com arroz, legumes e até frango, também são usadas em risotos e saladas. O sabor adocicado (principalmente do cabinho) é suave e a textura bem macia.


Calêndula – as pétalas podem ser misturadas (ao final do preparo) em risotos, peixes, sopas e até queijos! Muitos produtores usam a calêndula como uma espécie de corante em manteigas e queijos. O sabor, embora suave, pode ser sentido como um toque de condimento difícil de identificar (assim vai virar o seu “ingrediente secreto mais visível e belo”).


Dica preciosa e linda: faça cubinhos de gelo floridos! Coloque a flor da sua preferência dentro do cubo de gelo, cubra com água e leve ao congelador. Os seus sucos, drinks, vitaminas e até a água ganharão um toque muito especial!


Esta receita é para comemorar a primavera e encher a mesa de sabor, perfume e beleza! Uma flor linda, doce e que rende pratos deliciosos! Hoje a receita é feita com flores comestíveis! A receita é tão simples que nem precisa ir ao fogo … aprenda aqui a fazer a flor de abóbora recheada!


  


Flor de abóbora recheada


10 flores de abóbora (ou abobrinha)

150 g de requeijão

3 tomates bem maduros

1 dente de alho

¼ malagueta sem sementes bem cortadinha em pedaços pequenos

sal e azeite a gosto

Modo de fazer:


Estas flores não podem ser compradas na sessão de jardinagem, ok? Para que possam ser comidas devem ser cultivadas com este objectivo específico e por isso podem ser encontradas em alguns supermercados ou em sites especializados.

Sacuda as flores para que, qualquer eventual bichinho saia, lave-as bem e seque com um papel toalha. Faça um corte na flor no sentido do comprimento (nesta hora poderá encontrar outro bichinho, basta tirá-lo) e comece a rechear, coloque um pouco do requeijão e por cima um pouco da mistura de tomate e azeite. Feche delicadamente a flor. Coloque as flores em um prato e por cima jogue um pouco de azeite. Sirva como uma entrada. Para comer é só usar um guardanapo!


Recheio de tomate


Corte os tomates sem pele em pedaços bem pequenos, misture com o alho cortado em pedacinhos também pequenos, misture ao azeite, a pimenta e o sal.








Sem comentários:

Enviar um comentário