segunda-feira, 9 de novembro de 2020

BERINGELA À PARMEGIANA


 Beringela à Parmegiana é um prato italiano, feito à Portuguesa. Há uns anos atrás, nem sabia o que era uma beringela, nem os seus benefícios para a saúde e, também não sabia que se podia fazer pratos com ela, tão saborosos e reconfortantes...
Comida de forno, comida quentinha, para o Outono e Inverno que, mais tarde está aí...
Consegui mais um prato sem carne ou peixe, para esta segunda...


Nas minhas pesquisas tenho visto, a preparação da Beringela antes de ser confeccionada... mas, também há quem não o faça.
Como as Beringelas  são da minha horta, mais concretamente da minha estufa, preferi jogar pelo seguro, aqui:


Lavei as Beringelas com casca, cortei às rodelas, não muito grossas e, coloquei-as às camadas salpicadas com sal durante 30m no mínimo.
Eram 12, umas maiores, outras mais pequenas. Para fazer este prato, optei pelas maiores, mas salguei tudo duma vez só... as que sobraram, foram parar à arca já preparadas para outras confecções. 


Depois desse tempo, lavei em água corrente, para tirar a água escura, que se tinha formado.
Passei as rodelas já enxutas, por farinha, depois por ovo batido e finalmente por pão ralado e temperado com oregãos, queijo parmesão e pimenta.
Fritei as rodelas em azeite quente, deixei escorrer em papel absorvente e reservei.



Num tabuleiro de ir ao forno, comecei a montagem da Beringela à Parmegiana, começando pelo molho de tomate, que encontra, aqui:



Espalhei a 1ª camada de beringelas panadas, sobre o molho de tomate e, voltei a cobrir com mais molho e tapei com fatias de queijo.


Parece um prato muito elaborado, mas se tivermos o molho de tomate já feito, adianta muito... mas também pode fazer o molho enquanto frita as beringelas, foi exactamente o que eu fiz.



Repeti o processo até acabarem as beringelas, terminando com queijo. Vai ao forno apenas para alourar e derreter o queijo, porque está tudo cozinhado.
Sirva com arroz...


...acabadinho de sair do forno...

PS: pode congelar em doses individuais...


Sem comentários:

Enviar um comentário