segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

ABÓBORA COM FEIJÃO E PÃO DE MILHO



Abóbora Porqueira, pouco conhecida nos nossos mercados, mas esta foi a 1ª abóbora que eu provei em criança.
Foi na casa dos meus avós. Esta abóbora era cozinhada para as pessoas e dada crua, aos porcos, daí o seu nome.
Há dias no mercado em Tomar deparei-me com esta linda abóbora. O vendedor perguntou-me: - vai fazer doce? 
Eu respondi-lhe: - não, vou cozer com feijão...
Ele respondeu: - nunca comi...
O sabor desta abóbora é suave, a sua cor é de um amarelo clarinho, apesar de depois de cozida, se intensificar um pouco a cor.


...o salpicado da abóbora porqueira...



Cozi a abóbora aos cubos, apenas em água e sal.
Numa taça esfarelei pão de milho, amassei uns alhos.
Acrescentei feijão branco cozido com o respectivo caldo.
Juntei os cubos da abóbora cozidos e um pouco da água do cozimento. Tapei e deixei o pão hidratar.
Ao servir reguei com azeite e vinagre. 

É um prato vegetariano, chique apresentado de uma outra maneira, sem dúvida, talvez até salpicado com umas sementes e coentros frescos.
Eu servi com sardinhas assadas, para matar saudades do tempo da minha avó...supimpa...

Fica a sugestão...









<script data-ad-client="ca-pub-9917158315616294" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>


 

Sem comentários:

Enviar um comentário