quarta-feira, 1 de abril de 2020

CORONAVÍRUS = COVID 19

O texto não é meu, deixo-vos a fonte. Vale a pena visitar...

Fonte: http://jardim-espirita.blogspot.com/



VISÃO ESPÍRITA SOBRE O CORONAVÍRUS – COVID-19

          O Espiritismo, ao nos ensejar o exercício da fé raciocinada, ensina-nos a ampliar a compreensão dos fatos históricos e contextos sociais, convidando-nos à prudência, à confiança e à serenidade mediante as experiências educativas do mundo, de modo a aperfeiçoarmos as nossas competências espirituais. - Federação Espírita Brasileira.

                            

           Assim, para nós espíritas essa pandemia espalhada por todo o planeta, em que todos os continentes, raças, classes sociais estão sofrendo com o covid-19, é uma provação para a humanidade, uma experiência educativa para o mundo, para aperfeiçoarmos as nossas competências espirituais. É um fenômeno para o progresso da humanidade. Nós vivemos ainda em um mundo de provas e expiações, e o sofrimento é uma das condições deste estágio evolutivo de mundo, em que ainda precisamos provar e expiar para aprendermos e evoluirmos. Mas, o planeta Terra está em processo de mudança para um mundo de regeneração.

           A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), em sua última nota publicada, falou:
          Também é de grande importância relembrar que este tipo de fenômeno é ferramenta para acelerar o progresso da humanidade, que neste momento encontra-se em processo de transição. Estamos passando por uma experiência nova, na qual ainda temos muito que aprender. Que possamos vibrar positivamente, mantendo a fé e a esperança e aproveitar a oportunidade para desenvolver em nós inteligência, paciência, resignação, abnegação e o amor ao próximo.

          Nisso para deixarmos esse mundo de provas e expiações para traz que é de sofrimento, precisamos aprender mais sobre o amor, e a nos melhorarmos como indivíduos, progredir espiritualmente, expurgar os males que ainda carregamos. Divaldo Franco (em uma entrevista concedida à D’Ponta Web News. Ponta Grossa. Paraná), diz: “Que é uma crise, que antes de um grande salto, tem um problema. Essas crises nos ajudam a evoluir. Então essa é uma crise inesperada, porém, providencial, para chamar as criaturas todas do mundo que os valores mais resistentes são os valores do ser. (...) Então, o Espiritismo verifica como fenômeno natural, que sempre houve epidemias, pandemias (...) Então, são fenômenos ‘creio’ da própria evolução do planeta. E chegará um dia que tudo isso será superado.”

          A construção para o mundo de regeneração conta-se que vem de alguns séculos já, é um trabalho lento e que vai no ritmo de acordo com o processo evolutivo da humanidade. Nós como humanidade, com o coronavírus, temos que provar em conjunto, mas vamos superar, como aconteceu tantas outras vezes pela história do planeta. Nós progredimos pelo amor ou pela dor. Nisso somos mais aptos a escutar a dor do que o amor, ainda isso é da natureza humana. Mas, com esta situação em que estamos todos vivendo por todo o planeta, temos a possibilidade de amar, muito mais, de colocar a luz que carregamos para iluminar esta escuridão em que estamos atravessando. E podemos fazer isso ficando em casa, sair de casa só em caso de necessidade. Se você pode ficar em casa, fique. Pedir para ficar em casa, não é algo fácil, e cada um sabe de suas necessidades, nem todos tem reserva financeira, nem todos tem uma casa confortável para ficar. Mas, se você pode ficar em casa, fique colocando o seu amor em prática, em apenas ficando em casa.

                             


         Das pandemias que a humanidade já enfrentou, não queremos chagar a esses números de mortos, por isso do isolamento social, algumas foram (fonte da revista exame):
- Peste negra, que surgiu em 1346. A doença foi provocada por uma nova cepa da bactéria.
- No século 16, os historiadores desistiram de catalogar o surgimento de novas doenças, tal a quantidade delas. A boa notícia é que as pragas não eram tão virulentas. Ocorreram surtos de febre amarela, tifo, sarampo, hepatite e lepstospirose principalmente na Europa. Cerca de 3 milhões de pessoas morreram.
- A gripe espanhola, provocada por um vírus, assombrou o mundo em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial. Mais de 75 milhões de pessoas morreram, globalmente.
- Gripe Asiática, em 1957.A gripe asiática também teve início na China e matou até 2 milhões de pessoas no mundo, principalmente idosos.
- Gripe de Hong Kong, em 1968 -1969. Tenha matado 1 milhão de pessoas entre 1968 e 1969. É provável que o vírus que causou a doença tenha evoluído da gripe asiática.
- Gripe Suína, em 2009. Quase 300 mil pessoas morreram. O fim da pandemia foi decretado pela OMS em agosto de 2010.

          Com a tecnologia, com o poder da comunicação em massa em nossas mãos a todo o momento, temos mais a possibilidade de nos prevenir, de aprender a nos prevenir e proteger os nossos amados e todos os outros, e de aprender com tudo isso. No estágio evolutivo em que estamos, e com todo conhecimento em que temos não precisamos mais repetir os números de mortos das outras pandemias. Vamos fazer tudo que está ao nosso alcance para não chegar ao número de mortos das outras pandemias. O que está acontecendo é para aprendermos, hoje carregamos mais amor que antes, por isso nos preocupamos mais com as vidas, com as pessoas, porque cada vida importa, estamos dando mais valor a vida, pelo fato de haver mais amor no mundo, o Espírito Bezerra de Menezes tem transmitido a mensagem de que nunca se viu tanto amor na Terra como tem nos últimos dias. Embora, certos ecos negativos ainda ecoam, mas tenhamos a certeza de que temos tanto amor em nosso ser imortal, hoje podemos amar muito mais e muito melhor do que antes, pois já aprendemos com tantas coisas vividas pela história da humanidade. Com essa pandemia do covid-19, só é nos pedido para ficar em casa, para lavarmos as nossas mãos, e quanto mais seguimos as orientações da OMS, mas cedo pode-se controlar essa pandemia, tudo que isso acarreta vale a pena para não chorarmos a partida de pessoas que amamos, ou vermos nossos irmãos a chorar pelos seus entes amados.

          É o momento de termos e aprendermos o que é empatia, de nos colocarmos no lugar do outro. É o momento de termos e aprendermos o que é ser altruístas, de ter atitudes que visa o bem-estar do próximo, sem interesse particular.

                            

         É o Cristo Jesus, a nos chamar mais uma vez para amar o próximo como a nós mesmo. Este é mais um chamamento, e tenhamos a confiança de que estamos amando mais, de que somos capazes de renunciar o nosso cotidiano, renunciar o material (com o que está acontecendo de não podermos desempenhar momentaneamente as nossas atividades de trabalho), renunciar a nossa rotina para o bem do próximo. Estamos aprendendo e colocando valores imortais em prática, valores em que levaremos para todo o sempre da nossa senda evolutiva. Jesus nunca se cansa de nós, e vamos vencer essa pandemia com amor, e seguindo as orientações que a comunidade cientifica nos orienta a ter, lavando as mãos, ficando em casa, cuidando dos mais vulneráveis e doentes... Se a comunidade cientifica nos pede isso, se a Organização Mundial de Saúde nos orienta a isso, é porque o progresso da humanidade por meio de tudo que já passou e com a permissão Divina chegou a essa resolução cientifica, que são coisas básicas, de fácil entendimento e que todos podemos fazer e entender; os que tem dificuldades de entendimento ou financeiro, devemos amparar a esses irmãos com o que necessitam. É crucial para salvar vidas (que pode ser a vida dos nossos entes queridos) que escutemos as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Unidos faremos toda a diferença.

         Deus nunca desampara. Estamos sendo amparados e vamos ser amparados pelo infinito Amor de Deus quando tudo isso passar, os meios para nos mantermos financeiramente vão nos ser mostrados, repetiremos sempre que Deus não nos desampara, e ainda temos a capacidade amorosa de ajudar aqueles que estão precisando e que irão precisar.

        Lembremos dessa máximos do Cristo Jesus:

“Não vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou de que nos vestiremos? Como fazem os pagãos que procuram todas essas coisas; porque vosso pai sabe que delas tendes necessidade.

Procurai, pois, primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas cosias vos serão dadas por acréscimo. Por isso, não estejais inquietos pelo dia de amanhã , porque o dia de amanhã, cuidará de si mesmo. A cada dia basta o seu mal.” (Mateus, cap. VI, v. 31 a 34)


Escrito pelo Blog Jardim Espírita.

Sem comentários:

Enviar um comentário