quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A NOSSA ESCOLA E A ESCOLA DA FINLÂNDIA

 

No passado dia 15 Outubro na RTP, Linha da Frente, a reportagem foi sobre a nossa escola em Portugal e a escola na Finlândia.

Adorei, se eu tivesse tido um ensino daqueles, provavelmente teria sido mais fácil, para mim, ou para os nossos filhos.

Se eu tivesse aprendido com pedrinhas ou bonequinhos, as aulas de matemática não teriam sido tão difíceis.

Se eu tivesse tido aulas de biologia na rua em contacto com a natureza, teria gostado muito mais. Apesar de gostar muito de Ciências da Natureza. Era a minha praia.

A escola sempre foi muito difícil, para mim… tinha dificuldade em aprender, decorar, até, em me relacionar com as outras colegas, sentia-me à parte… sentia-me burra… afinal era dislexia…será que algum dos professores daquele tempo teria ouvido ou sabia do que se tratava?

Lembro-me de andar debaixo das carteiras a fugir, a tentar escapar de uma vara, compridíssima, que chegava a todo o lado… os puxões de orelhas com unhas cravadas, e as reguadas lembram se delas? Como podíamos gostar da escola, se sabíamos, que todos os dias, havia agressão?

Isto passou-se em Odivelas, não foi na aldeia, onde dizem que as pessoas são mais rudes. Mas têm mais sensibilidade…

Foi assim que educaram a minha geração, e, não ficou por ali, porque a geração da minha filha, também não foi melhor. Admiram-se hoje, de casos de alunos, que agridem professores, mas quando foi ao contrário, ninguém se importou, tínhamos de comer e calar. Era o Sr.º ou Srª Professora. Ponto final.

Não concordo com as agressões na escola, seja entre aluno/professor professor/aluno ou entre colegas, deveria ser um local calmo, afinal estão ali para aprender.

Na Finlândia, servem chá ( feito pelos alunos ) à chegada. Enquanto bebem chá conversam, descalços, descontraídos, cantam todos os dias, nem dava para acreditar que, estavam numa escola.

Também gostava de ter tido uma escola assim. Não estou a falar da arquitetura, mas sim do próprio ensino. Creio que as nossas crianças também iriam gostar.

Aqui os professores não conseguem ensinar, porque as crianças e os adolescentes, estão desmotivados, acham a escola muito chata, uma seca como diz o meu neto. Por isso mandam para casa os TPC, para obrigar os pais a fazerem aquilo, que eles não conseguem e, lhes pagamos para o fazer.

Obrigam os pais a descascar batatas, e, ensinarem os TPC. Será possível que um dia inteiro na escola não chega? A família não poderia ocupar o serão com outras ocupações mais divertidas e frutíferas?

Curiosamente a SIC no dia seguinte, dia 16 Outubro fez uma reportagem sobre as nossas crianças. Penso que o título era “Os adultos não sabem nada”. É verdade a proteção que estamos a dar às nossas crianças, está a prejudicá-las. Passam o dia enjaulados… na escola, em casa, tempos livres, judo, ballet, piano, etc.

Para os manter ocupados, não têm tempo para parar, e, não fazer nada… nem sabem o que isso é, infelizmente… até para nós adultos, faz falta não fazer nada…

Estamos a criar uma geração sem iniciativa, sem escolha, é só obrigações, regras… que seca.

Esta reportagem, foi ao encontro da outra, porque falava em descontração, liberdade no campo para poder explorar, conversar, rir, tomar chá descontraidamente.

Quanto mais tempo, temos de esperar, para uma mudança, no nosso ensino? Não falando na despesa… afinal somos um país pobre, remediado, e fica-nos tão caro trazer as nossas crianças na escola. Na Finlândia custo Zero… com os ordenados que eles têm até parece em outro planeta. Nós com o que ganhamos temos que pagar tudo… incrível… só noutro planeta mesmo…


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário