terça-feira, 1 de novembro de 2016

BOLO DE FIGOS SECOS




Estamos em época de “bolinhos, bolinhos, à porta dos santinhos”. Todos os anos nesta época é comum vermos receitas de broas e bolinhos, para oferecer.
Já lá vai o tempo em que as crianças andavam de porta em porta, a pedir bolinhos. Então nas cidades nem se usa…é uma tradição das aldeias.
As pessoas ofereciam o que tinham… bolinhos, frutos secos, rebuçados, fruta, tremoços, tudo servia para oferecer, desde que houvesse boa vontade.
Pensei num bolo de figos secos para ser diferente. A receita está comigo há mais de 20 anos. É um bolo de inverno, nutritivo, grande, que se sobrar, pode-se congelar, em fatias e comer quando houver saudade.

É um bolo delicioso.

Os figos secos contêm pectina uma fibra solúvel que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol do sangue e também fibras insolúveis, que auxiliam o movimento dos alimentos através dos intestinos, evitando assim a prisão de ventre e outros problemas intestinais. Uma mão-cheia de figos secos tem um efeito laxante, ao passo que o xarope de figos é um remédio tradicional contra a prisão de ventre.

Contudo, os figos secos são também muito ricos em açúcar, pelo que, se forem comidos com muita frequência, podem provocar cárie dentária. Também têm tendência para ser contaminados por bolores, podendo conter aflatoxinas, toxinas de bolores que podem ser carcinogéneas.

Eu congelo os figos secos, e, quando preciso basta retirar no dia anterior. Acabam por não congelar, mas ficam muito duros para os consumir ou passá-los pela máquina de picar.





Bolo de Figos Secos


250g figos secos
250g margarina
6 ovos
0,5 kg açúcar
2 c/chá canela
Raspa de 1 limão
1 cálice aguardente
1 chávena leite
0,5 kg farinha c/fermento.

Retire os pés dos figos e passe-os pela máquina de picar.
Bata a margarina, até ficar em creme. Junte os figos moídos, o açúcar, a canela, o leite, a raspa do limão e a aguardente e amasse muito bem.
Junte os ovos, um a um, batendo bem. Adicione a farinha e volte a bater, fazendo uma massa homogénea.
Unte abundantemente uma forma, e deite o preparado, alise e leve a cozer, em forno no mínimo cerca de 1h 30m, convém ir experimentando com um palito.
Quando estiver pronto, deixe arrefecer um pouco e desenforme-o.
Acompanhe com uma cevada quentinha.
Bom apetite







Também porque se comemora, o Dia do Veganismo, aqui fica alguns livros que poderão consultar.
Não sou vegetariana, mas, sempre que posso evito a carne, sabendo que esta é uma das  principais fontes de Vitamina B 12, fundamental para a produção de glóbulos vermelhos e para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Os vegetarianos não são, no entanto, os únicos que se confrontam com este problema. Os idosos também têm dificuldades de absorção da Vitamina B 12, dado que esta vitamina aparece na origem vegetal em quantidades muito pequenas, quase insignificantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário