terça-feira, 15 de novembro de 2016

CASUARINA EM FLOR

 
Festeja-se hoje o Dia Nacional da Língua Gestual, agradecemos à RTP o facto de ser o único canal a comunicar para todos...
 

A minha casuarina está em flor.
Está enorme, imponente, é a Guardiã da Casa, e está com as agulhas carregadas de pólen. À primeira vista parece um pinheiro, mas se olhar-mos com atenção verificamos que as suas agulhas estão divididas em segmentos pequenos.
Cada segmento corresponde a uma folha, neste caso agulha.
Esta casuarina esteve para ir para o caixote do lixo. Quando a comprei, pela beleza das agulhas, vinha envasada, mas creio que não gostou, da zona, do clima e foi perdendo todas as agulhas, ficando despida e seca. Quando pensei em a deitar fora, raspei com a unha na esperança de ver algo. E vi… debaixo da casca seca … estava verde, então abri uma cova, transplantei-a e, esperei…
Bendita a hora, porque agradeceu…o mais curioso foi que ela quando se começou a desenvolver, abraçou o pau seco, ficando este dentro do tronco… ainda se consegue notar a saliência da mãe dentro do próprio tronco. Chegou a ter só uma pontinha do pau seco de fora, mas, agora já abraçou tudo… lindo… coisas da natureza.
 
 





 
É aqui que ainda se consegue ver, a mãe (o pau seco) abraçado pela filha.


 
As raízes superficiais, são enormes e visíveis



 
Carregadinha de pólen

 
Agulhas com o pólen

 
As agulhas dividem-se em pequenos segmentos... estes segmentos são as folhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário