domingo, 8 de janeiro de 2017

O MEU RATATOUILLE DA HORTA



“ Em Janeiro, em casa cheia depressa se faz a ceia”

Ratatouille não é mais do que um estufadinho feito à base de cebola, tomate, beringela, courgette.
Acontece que eu tinha colhido além destes legumes, outros, como; feijão verde, pimentos, chuchu.
Ainda descasquei umas cenouras e, saiu o meu Ratatouille.
Deixei estufar devagarinho, com um tiquinho de água no fundo, azeite e sal.
Super colorido, super gostoso, super saudável.
Servi em cama de esparguete cozido e polvilhado com queijo de cabra seco (com montes de cálcio).
O meu queijo de cabra, são das minhas meninas cabritas.
Sempre que me presenteiam com uma cria eu aproveito o leite para fazer queijo, iogurte ou simplesmente bebê-lo, é realmente muito bom.
Em miúda costumava beber da leiteira de barro que ia à ordenha… ficava com um bigode branco, da espuma que o leite tinha… saudades…
Sabem o preço do litro de leite de cabra?

Pois é nem eu, até que vi o preço no Hipermercado no Oriente/Lisboa no dia 31/10/2016 – 3,72€/l. Acreditam? Não sabia que era tão valioso…
Sei que o leite de cabra é mais saudável e, mais bem digerível, que o leite de vaca.
Voltando ao queijinho… quando os faço consome-se fresco ou acabo por secar e congelo, (aliás como tudo) assim tenho a certeza que não passam do ponto, e, não secam demais.
Quando preciso, é só descongelar e ralar. Também o congelo já ralado. 

Se quiserem saber, um pouco mais sobre o leite de cabra, vão encontrar aqui boas dicas…

Aqui vão encontrar como fizemos queijinho fresco a seis mãos, uma aventura inesquecível…

Depois do meu Ratatouille, servi uma fatia de Bolo de Castanha que ainda há congelado, com doce de Damasco e canela… Perfeito…






Bolo de Castanha com doce de Damasco e canela

Sem comentários:

Enviar um comentário