segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

BAGAÇO DE AZEITONA


BAGAÇO DE AZEITONA

Este ano a minha azeitona era pele e caroço, muito dispersa.
O ano passado sim estava diferente… valeu a pena, a apanha, estava grossa, limpinha e, em quantidade, e, entretanto aventurei-me no bagaço da azeitona.
A veterinária, já me tinha dito que podia utilizar para todos os animais em pequenas quantidades até se habituarem.
Para as cabras, tinha que ser racionado, senão comiam tudo e, fazia-lhes mal.
Quando pedi o bagaço no lagar, disseram-me – “ não se meta nisso, vai arranjar problemas. Experimentei e tive que chamar o veterinário para os leitões. Para galinhas e patos o bagaço, é bom, para os outros animais é uma carga de trabalhos”.
Então perguntei-lhe como o tinha feito. Tinha fechado o bagaço em barricas com sal bem vedado.
Quando cheguei a casa consultei a Net e procurei “Covas de Bagaço” e percebi o erro que o Sr tinha feito.
A função da Cova do Bagaço é drenar os sucos e água que ainda contém, vai secando e curtindo com o sal. Tanto que era construída numa encosta soalheira, ora o Sr tinha-me dito que tinha fechado em barricas, vedadas… então pensei… está fora de hipótese.
Olhei à minha volta, nunca pensando em abrir uma cova funda, para guardar o bagaço e não apanhar chuva.
Vi uma vasilha enorme, mas tinha que a cortar. Estava fora de questão pois não a queria cortar.
De repente vejo a minha salgadeira (era dos meus pais) e reparo que era perfeita para o que eu queria. Estava apenas a guardar as mantas da azeitona, por isso, só tinha que as mudar de sítio.
As salgadeiras estavam preparadas para drenar os sucos das carnes que estavam em salmoura, por isso era perfeita para drenar o bagaço. Lembram-se delas?
A minha avó tinha, os meus pais tinham, penso que toda a gente antigamente tinha uma salgadeira, hoje já não é tão popular porque colocam as carnes na arca congeladora.
Foi aí que coloquei o meu bagaço intercalado com camadas de sal. Fechei a tampa e esperei …sentadinha… torci para, que desse certo a minha aventura.
Só experimentei dar aos animais este ano, e, as cabras adoram, as galinhas e coquichas não ficam atrás.
A minha avó também tinha uma cova de bagaço, mas estava debaixo do soalho da casa (chamavam-lhe a loja) era o curral das ovelhas, e, o bagaço era principalmente para o porco.
Não estava numa encosta soalheira, mas, também não lhe chovia, e cumpria a sua função, o meu está numa salgadeira soltinho, curtido e ainda cheira a azeitona.
Sabiam que os lagares enviam o bagaço da azeitona para as fábricas para ainda se extrair óleo alimentar, os restos ainda dá para rações e finalmente os detritos que ficam ainda servem para secar para arder, nas nossas lareiras?
Nada se perde, tudo se aproveita, e tudo se transforma, nós é que não temos noção disso.
Depende de nós, contribuir para a mudança do clima, ainda vamos a tempo, de salvar o nosso planeta, para os nossos netos e bisnetos.
 




 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário