quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

DICA DE POUPANÇA COM O SABÃO AZUL E CLARIM



 

Lembram-se deles?

Eu ainda sou do tempo deles.
A minha mãe lascava o sabão clarim para fazer saponária, ou seja, colocava o sabão ás lascas num alguidar, juntava-lhe água a ferver e mexia-se até o sabão desfazer e colocava-se aí a roupa, principalmente a branca, que ficava de molho, até o dia seguinte. Depois era esfregada e passada por água limpa, para colocar a enxugar.
Tempos… que já lá vão… hoje é muito mais simples…e, sem tanto trabalho.
Acontece que á uns tempos para cá tive um problema de pele… o médico, perguntou-me se eu tinha mudado de detergente… eu respondi-lhe que não … ele então pediu-me para ir mudando de detergente, para ver qual deles é que o meu corpo aceitava, senão tinha que fazer tratamento, porque tinha a pele muito irritada.
Quanto mais mudava de detergente, pior ficava.
 Os detergentes são muito agressivos para a pele, por isso é que os dermatologistas estão cheios de doentes, nunca houve tantos problemas de pele, como atualmente.
Um dia a navegar na Net, sem querer, descobri que havia pessoas que estavam a voltar aos sabões antigos, por questões económicas e, de saúde.
Resolvi experimentar… não ia custar nada apenas tinha que ralar o sabão para o colocar na máquina.
Comecei pelo sabão clarim, já meu conhecido.
Gostei do resultado, gostei do cheiro (aliás, começou a haver detergentes com cheiro a sabão) e, teve uma vantagem, não havia necessidade de colocar amaciador, porque a roupa ficava super macia.
Daí a questão económica, mas o sabão também é mais barato.
Quanto á pele posso dizer que encontrei a solução sem ter necessidade de fazer tratamento. 
O sabão azul, veio mais tarde, para lavar roupa escura, passadeiras e mantas dos cães, é muito mais económico, sem dúvida, e, o cheiro agrada-me… cheira a lavado…lembra-me tempos antigos.



 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário