quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A MINHA DOBRADA COM FEIJÃO



 

 

Pois é, adoro comida tradicional Portuguesa.
Adoro molhar a sopa (pão no molho) …quem não gosta? Engorda? Não faz mal a ninguém, de vez em quando.
Começo por lavar muito bem a dobrada. Acrescento rodelas de limão e laranja, junto sal. Esfrego como se fosse roupa. As cascas e os sucos vão se desfazendo e a dobrada vai tomando gosto.
Escaldo com água a ferver, mexo com uma colher de pau, para não me queimar.
Retiro as cascas, a água quente, e, acrescento novas rodelas de citrinos, sal e volto a esfregar, volto a escaldar e fica pronta para cozinhar.
Coloco na panela de pressão com água limpa e sal e vai a cozer +- 45 m, para ficar bem cozida.
A água de cozer a dobrada, não se aproveita. Eu aproveito para fazer picadinho para as galinhas.
 Corto, a dobrada, em pedacinhos, coloco porções, em saquinhos e congelo.
Quando penso, fazer dobrada com feijão retiro um saquinho de dobrada, duas caixas de feijão branco cozido e congelado, tomates congelados, e faz-se a feijoada em três tempos.
Fazer tudo no mesmo dia torna-se cansativo, mas se quiser fazer…força…eu costumo ter tudo feito, e faço por etapas.
Então vamos lá…
Corto cebolas ás meias luas, alhos laminados, tomates cortados, sal, louro, e regado com azeite. Vai a estufar tudo juntinho e, devagarinho…não gosto de estrugir, o gosto é idêntico, e, não faz tanto mal.
Pode colocar rodelas de chouriço, bacon, ás tirinhas, e, junte os pedacinhos da dobrada. Deixe tomar gosto. Junte rodelas de cenoura e deixe estufar um pouco. Eu não coloquei os enchidos.
Adicione o feijão branco cozido, com o caldo e deixe apurar devagarinho. Mexendo de vez em quando para não pegar.
Como tinha grelos congelados, lembrei-me de os cortar e juntar á feijoada. Deixei ferver.
É só servir com uma bola de centeio para molhar a sopa.
Bom Apetite e espero que gostem de recordar…
 







 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário