sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O MEU 1º CHUCHU

 
 
 
Semeio chuchus, (caiota nos Açores, pepinela na Madeira) á 16 anos. Dos Verdes e dos Brancos.
Debaixo das laranjeiras, debaixo dos pessegueiros, encostados aos muros, em área descoberta…
Escolhi vários locais, porque se queimavam sempre com o gelo.
Cheguei a ter chuchus nas laranjeiras, que depois acabavam por se queimar.
O ano passado escolhi um local, que não é muito abrigado, junto ao muro baixo, e, com rede, é um local soalheiro.
Não tive muita fé, que vingasse, mas tentei mais uma vez…afinal já tento á 16 anos, era mais um ano.
Para minha surpresa vi que os ratos foram os primeiros a encontrá-los. Semeei brancos e verdes.
Apenas me deixaram um, para contar a história… é verde…
Tive a oportunidade de confirmar a cor, dado que o primeiro fruto vingou…
Não vou conseguir explicar a sensação de colher o meu primeiro chuchu…ficou lá outro mais pequeno…vou esperar para ver…também o consegui apanhar, e, ainda lá ficou mais um…
Tem estado muito frio, vamos ver se ele consegue resistir…
Havia mais frutos que acabaram, por abortar…
Mas nada nem ninguém, consegue me tirar o prazer, de ter comido os meus chuchus cozidos, ao fim destes anos todos…acompanhei com peixe.
Ainda quero voltar a semear dos brancos, penso que dão em épocas desencontradas…
Chuchu é fonte de minerais, tais como o ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Possui alto teor de fibras, o que faz com que desempenhe um papel importante no funcionamento dos intestinos.
Em pequena quantidade tem vitaminas do complexo B e um pequeno teor de vitamina C.
Se for cozido em sal o chuchu é recomendado, para o tratamento de pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.
Dizem os entendidos que o consideram um legume, mas é um fruto de uma trepadeira da família das curcubitáceas (abóboras) é originária do México e América Central.
O chuchu pode ser cozido, salteado, em sopa ou soufflé.
 






Sem comentários:

Enviar um comentário