quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ALCACHOFRA = PLANTA ESPINHUDA (árabe)


 
A alcachofra serve para ajudar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários.

A alcachofra é uma planta medicinal, também conhecida como Alcachofra-hortense ou Alcachofra comum, muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos, tais como: baixar o colesterol, combater a anemia, regular os níveis de açúcar no sangue e combater os gases, por exemplo.

O seu nome científico é Cynara scolymus e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados.

Depurativa do sangue

Digestiva

Diurética

Laxante

Anti-reumática

Anti-tóxica

Hipotensora

Anti-térmica

Está contra indicada na gravidez e na amamentação.

Foi mais um dos programas com a Fernanda Botelho, que me levou a procurar informação sobre a Alcachofra.

A minha mãe costuma tomar Xarope de Alcachofra, eu optei pelo chá, é mais um para acrescentar ao meu stoc. Afinal, eu não dispenso o meu chá, no Inverno.

Mais simples, sem grandes transformações, e claro, mais económico, cada frasco de Xarope custa cerca de 15€. A saqueta do chá custa 0,79 €…grande diferença…

Utilizo uma colher de sopa de Alcachofra, num litro de água fervente. Mexo e depois, deixo descansar. Passo por um passador e, no fim de frio coloco no frigorífico.

Quando apetece…é só aquecer…simples

 

Componentes
Quantidade por 100g
Energia
35 calorias
Água
81 g
Proteína
3 g
Gordura
0,2 g
Carboidratos
5,3 g
Fibras
5,6 g
Vitamina C
6 mg
Ácido Fólico
42 mcg
Magnésio
33 mg
Potássio
197 mcg

 

Sem comentários:

Enviar um comentário