quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

AS MINHAS URTIGAS ...são remédio santo...




 

As minhas Urtigas ou Ortigas…são mal amadas…porque picam…
Parecem nabiças…mas é um campo de urtigas que, nasceram espontaneamente…
Neste sítio semeio favas, mas como este ano não as semeei, são das urtigas…parece que foram semeadas.
Já o ano passado me vi aflita, para apanhar as favas…tal era a quantidade de urtigas…então este ano está pior. Não se vê o chão com tanta urtiga.
Há quem as semeie, para ter o seu cantinho de urtigas.
Já tinha ouvido falar, muito bem delas…falar dos seus benefícios, e, tenho que confessar que apenas as apanhava, para fazer, adubo líquido (chorume de urtiga).
A receita vinha num livro para crianças que eu mostrei aqui, agora faço a olho e, as plantas adoram…principalmente morangueiros, tomateiros.
Mas com tanta urtiga, comecei a apanhar aos carros de mão, para as minhas cabritas…um petisco de primeira…até lambem a beiça…os coelhos também não se fazem de rogados…
Procurei daqui, dali, e, reuni informação que vou partilhar convosco…
Dizem os entendidos, que já se utilizava a urtiga, á cerca de 3000 a 4000 anos A.C.
Para a alimentação de pessoas e animais. Para a confecção de vestuário, utilizando as fibras da urtiga, como fazem com o linho… interessante…
Dizem, que os uniformes dos Alemães, da 1ª Grande Guerra, eram feitos de fibra de urtiga, eram mais resistentes…porque não fazem agora?
O que nós, não sabemos, nem sonhamos…mas é sempre bom aprendermos, e, atualizarmo-nos.
É uma planta vivaz, rústica e, resiste até aos 45º negativos…por isso, a geada não a queima.
Riquíssima em Vitaminas, do grupo B,C,K, com betacaroteno, magnésio, ferro, cálcio.
No meu livro de “A saúde pela Natureza” ainda ensina a fazer uma Vara de Urtigas, feita com rebentos de Urtigão, para tratar, ciática, lumbago e reumatismo. Era um método antigo e caseiro, voltou à atualidade.
O corpo, era fustigado, nas partes doridas. Este tratamento prolongava-se, por 3 dias consecutivos. O ardor inicial, passava a um calor, aliviando, as dores reumáticas.
A cura deve ser repetida após 3 dias de intervalo. Durante o tratamento, as partes do corpo doridas, não podem estar em contacto com a água fria, para que não volte a surgir o ardor.

Depurativa do sangue
Contra a queda do cabelo
Fragilidade das unhas
Inimigo da anemia
Combate problemas circulatórios
Recomendada para o equilíbrio, na menopausa
Osteoporose
Reduz ácido úrico
Alívio das artroses
Crises de gota
Artrites
Eczemas e doenças da pele
Estimula a irrigação sanguínea
Combate o entorpecimento dos membros
Anti caspa

Um óptimo aliado na agricultura biológica, porque combate o míldio, parasitas (piolho), para estrume orgânico (chorume).
Para alimentação de animais como o gado bovino, aves e coelhos.
Fazer um picadinho, com as urtigas, misturadas com farelos, as galinhas aumentam, a produção dos ovos.
Na nossa alimentação, aproveitando apenas as folhas, podemos utilizá-las como espinafres (apenas as folhas).

Decocção depurativa

Utilizar 30g de rebentos, sem sementes (são purgativas), por cada litro de água.
Beber duas chávenas por dia.
 

Digam-me lá se as cabras não sabem o que é bom e, o que lhes faz bem?
Eu acrescentei Chá de Urtiga, á minha colecção de chás. Até que não é ruim de tomar, é mais um para me fazer companhia nas noites de Inverno.
Andamos nós a tomar tantos medicamentos, podendo aproveitar, o que a Natureza, nos oferece.

 
 
 
 
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário