sábado, 11 de novembro de 2017

PÃO NO TACHO DE BARRO



"No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho"
Este não é meu foi-me oferecido... muito suave e caseiro naturalmente, feito à moda antiga.

https://allissonecompanhia.blogspot.pt/2016/11/bolo-de-castanha.html




Nas minhas pesquisas, já tinha visto esta receita de pão, várias vezes. Mas ainda não me tinha aventurado.
Chegou a hora… de matar a curiosidade…fiz as minhas alterações..

Pão no Tacho de Barro

420g farinha s/fermento
80g farinha de centeio
420g água tépida
½ colher de sopa de sal integral
25g de fermento de padeiro

Numa taça coloque as farinhas, abra uma cova e coloque aí a água, sal e fermento.
Misture apenas, com uma colher de pau.
Fica uma massa pegajosa.
Deixe levedar 1h
Ligue o forno a 200º e coloque o tacho c/tampa para ir aquecendo.
Polvilhe uma superfície, e coloque aí a massa. Dobre a massa a meio e volte a polvilhar.
Volte a dobrar em sentido contrário, polvilhando novamente, tape com um pano e deixe repousar 30m.
Retirar o tacho com cuidado, sem se queimar, tire a tampa, polvilhe o fundo e introduza a massa, tape novamente.
Vai a cozer +- 30m.
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar + uns 10m, até ganhar cor.


Um óptimo pão para o Dia de S. Martinho, para acompanhar seja o que for.
Fica um pão alto, com miolo, fofo, húmido, sem côdea...
Mereceu a pena a aventura...



apenas bem mexido...


1h depois...


30m depois, num tabuleiro enfarinhado...


depois de cozido...


desenformado...



Sem comentários:

Enviar um comentário