terça-feira, 1 de agosto de 2017

DICA DE POUPANÇA ... c/ o Feijão Frade

« Chuva de Agosto, apressa o mosto»



No Verão, o feijão frade, presta-se, para muitas refeições, principalmente em saladas: com atum, ovos, bacalhau, ou vegetarianas: com arroz, massas, cuscos… o que a nossa imaginação permitir…
Também utilizo o feijão frade no Inverno, desde que esteja quentinho… não importa…
O feijão frade é acessível 1,80€ Kg, compro sempre no mercado semanal da cidade.
Quando penso em cozer, lavo bem lavadinho, coloco de molho, em água e vinagre de um dia para o outro.
No dia seguinte, escorro o feijão, coloco na panela de pressão, cubro com água sal e deixo cozer apenas 5 minutos. Deixo ficar na pressão, e, assim que permita, abro a panela, divido o feijão por caixas com o respectivo caldo da cozedura e deixo arrefecer. Tapo, identifico e congelo. 



... no dia seguinte...


... lavo bem até a água ficar limpinha...


... coloco sal, tapo com água e levo a cozer...

Receitas com Feijão Frade aqui:


https://allissonecompanhia.blogspot.pt/2017/02/mais-uma-escolha-feliz.html



...já cozido, prontinho a ser utilizado...


Recentemente descobri estes benefícios do Feijão Frade que partilho convosco:


O feijão frade é essencialmente uma boa fonte proteica, repleto de proteínas de elevada qualidade e é também reconhecido pelo grande teor em fibras solúveis.
Possui igualmente uma boa quantidade de ácidofólico. Todavia, mais do que vitaminas é rico em minerais, tais como: potássio, fósforo, ferro, magnésio e zinco.

Simples de preparar, basta cozinhá-lo em água ou caldo até que esteja macio. Pode cozinha-lo com ervas e especiarias e servi-lo como um acompanhamento, ou pode adicioná-lo a sopas, saladas ou ensopados.

Eis sete benefícios deste popular e tão apreciado alimento na ementa dos portugueses:

1. Rico em fibra
A fibra é essencial para a manutenção de um processo digestivo saudável e diminuição da obstipação. Também é útil na redução do risco de doenças cardíacas e diabetes, e obter uma quantidade adequada de fibras, ajuda a manter um peso saudável. O feijão frade tem uma boa quantidade de fibras dietéticas, uma xícara desta semente fornece oito gramas de fibra, o que representa quase 22% da quantidade diária recomendada.

2. Rico em ferro
Obter ferro suficiente através da dieta previne a anemia. O ferro transporta o oxigénio através do corpo para os órgãos, células e músculos.

3. Rico em zinco
O zinco é bom para os olhos e pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular e proteger contra a cegueira nocturna. É ainda um importante impulsionador do sistema imunológico e pode ajudar a combater a gripe e curar feridas.

4. Rico em proteínas
A proteína é importante porque favorece a maioria das partes do corpo, incluindo músculos, pele, cabelo e unhas. Além disso, a proteína ajuda as células a crescerem, a repararem-se por si, e fornece energia ao organismo como um todo. Meia chávena de feijão cozido contém 6,7 gramas de proteína, e 1/2 xícara de enlatado contém 5,7 gramas.

5. Uma excelente fonte de manganês
O manganês é um antioxidante com uma função importante: protege as mitocôndrias, as estruturas dentro das células que produzem energia. Uma xícara de feijão frade fornece 40% da ingestão diária para os homens e 52% para as mulheres.

6. Rico em potássio
O potássio é um nutriente que ajuda a manter os níveis da pressão arterial em números saudáveis, o que reduz o risco de doenças coronárias. Metade de uma chávena desta leguminosa cozida contém 239 mg de potássio, e a mesma quantidade de uma lata tem 206 mg.

7. Pobre em calorias e gordura

Uma dieta que é baixa em gordura e calorias ajuda a perder peso, previne o ganho de peso e protege-o de muitas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e depressão. Meia xícara de feijão frade tem apenas 100 calorias e 1 grama de gordura, tornando-o uma escolha perfeita para quem segue um regime de restrição calórica.


...distribuo, por caixas...


...com o respectivo caldo da cozedura...


...identifico e congelo...






Sem comentários:

Enviar um comentário