domingo, 29 de julho de 2018

XAROPE DE AMORA


estas, ainda são congeladas... estou à espera das frescas...

A Natureza é generosa connosco, por vezes nem olhamos para elas, não sabemos o seu valor nutritivo e medicinal. São maravilhas naturais, ao dispor da nossa saúde, sem conservantes ou corantes, simplesmente estão lá para serem colhidas e saboreadas, a quem queira estender o braço.

O seu poder antioxidante, combate os radicais livres e todas as doenças relacionadas com a oxidação das células. Melhora as funções cerebrais, ajudando em quadros de depressão, fadiga e desânimo.
Contribui para a beleza da nossa pele e cabelo, inclusive combatendo a calvície.
Ajuda na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e diabetes, assim como previne a osteoporose, melhora o funcionamento dos rins e fígado, inibe o acúmulo de gordura corporal e, especialmente, a gordura visceral, que oferece mais riscos para a nossa saúde.

A amora melhora a circulação e o sono, controla a pressão arterial, equilibra os hormônios atenuando os sintomas da TPM e da menopausa, baixa o colesterol, dores de cabeça e favorece o bom funcionamento do sistema digestivo, sendo óptimo para quem sofre com prisão de ventre e, ainda fortalece a flora intestinal.

Estudos feitos indicam que a amora ainda tem propriedades bactericidas, fungicidas, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
A amora ainda possui muito cálcio (22x mais que o leite), potássio, ferro, magnésio, proteína, zinco, fibras, levedura e antioxidantes (vit. C e E). Afinal é um fruto vermelho a custo zero.
É, ou não é, uma maravilha natural?

Dica de Poupança:
No tempo da amora, tenho por hábito, apanhar e congelar. Directamente sem nenhum preparo. Ao querer consumir, simples, em sumo ou bolos, basta retirar da arca e utilizar.
Vou deixar-vos um Xarope de Amora, para servir com água e gelo, saudável e carregado com tudo de bom...

Xarope de Amora
3 kg amoras
2,5 dl água
Lavar e escorrer as amoras. Coloque-as ao lume brando, com a água, para permitir a saída do sumo.
Esmague a fruta com a ajuda de uma colher de pau e deixe ferver mais um minuto.
Coe, deixando escorrer toda a noite. Meça a quantidade de sumo e tome aproximadamente 350g de açúcar para cada 5 dl de sumo. Leve ao lume brando até dissolver o açúcar.
Querendo pode passar por uma gaze. Deite em garrafas esterilizadas de boca larga, até 2cm, tape com rolhas de cortiça, fervidas durante 15m e seguras com fita isoladora.
Encha uma panela, com água, até 2,5 cm do topo das garrafas. Leve ao lume e deixe atingir uma temperatura de 90º durante 25 minutos. Deixe arrefecer.
Para servir, dilua o xarope na proporção de 1 parte de xarope para 5 partes de água.
Também pode aromatizar com raspa de limão e laranja.

Saúde!!!!



sábado, 28 de julho de 2018

OS BENEFÍCIOS DO MELÃO



Sementeira da meloa aqui:



Estamos na época da sementeira do melão, meloa, vamos aproveitar...

O melão é uma fruta tropical, refrescante e que faz a alegria do verão. Temos uma boa variedade dessa fruta deliciosa, que é consumida in natura, em sucos, saladas de fruta, compotas e geleias.

O melão é uma fruta muito nutritiva, pois é rica em potássio, bioflavonóides (antioxidante), zeaxantina e fibras. Possui ainda cálcio, vitamina A, C e as do complexo B, magnésio, ácido fólico, carotenoides e sais minerais.

O consumo da fruta baixa a pressão arterial, regula os níveis de colesterol e açúcar do sangue, melhora a circulação sanguínea, é desintoxicante, tem efeito diurético e depurativo do sangue. Por ser rica em antioxidante, combate os radicais livres que estão relacionados com várias doenças e com o envelhecimento precoce.

Sua alta concentração de fibras, faz do melão um laxante natural, e é digestivo, calmante e tónico geral. Óptimo para repor sais minerais e hidratar depois de uma prática desportiva e para dar energia.

Todos esses benefícios, em poucas calorias, 100g têm aproximadamente 34 calorias. Por isso, é uma fruta óptima para compor sua dieta de emagrecimento e de beleza.

O melão tem uma grande variedade de tipos, cores e aromas, como o melão cantaloupe (o mais comum no mundo), o melão amarelo, o pele de sapo, melão gália, melões charentais, e muitos outros.

Ao comprar seu melão, verifique se ele está firme, prefira os mais pesados e com o círculo onde foi feito o corte maior, essas dicas podem ajudar na escolha. Depois de aberto, coloque em um recipiente fechado dentro da geladeira, para melhor preservar os nutrientes.













segunda-feira, 23 de julho de 2018

BOLO DE CENOURA CRUA


Há muitas receitas de Bolo de Cenoura, experimente mais esta, que, não se vai arrepender...garanto...
É uma receita super-rápida e cozido em tabuleiro, mais depressa coze...

Bolo de Cenoura Crua

3 ovos
1 chávena c/metade de leite e outra metade de azeite
3 cenouras s/pele às rodelas grossas
casca de laranja

Triture tudo junto, até obter um líquido laranja sem vestígios de cenoura... quanto mais bater, mais amarelinho fica...

Acrescente a esta mistura:

300g farinha
200g açúcar

Bata bem... e ...vai ao forno em tabuleiro untado durante 35m

Pode cobri-lo, com nucrema caseirinha que encontra aqui, ou servi-lo simples aqui:



Bolo de cenoura sem ovos aqui:



Fermento caseiro, aqui:
















domingo, 22 de julho de 2018

FLOR DE ABÓBORA RECHEADA



sementeira da courgette aqui:



Primavera … é tempo de flores… elas foram feitas para admirar, cheirar e comer…

As flores também conquistaram, um lugar nas nossas mesas… em saladas doces e drinks, ainda podem aromatizar azeites e vinagres.

A primeira coisa a dizer é que, embora muitas das flores ornamentais sejam também comestíveis, elas têm cultivos diferentes. Por isso não compre os seus ingredientes de cozinha na sessão de jardinagem, nem as colha no jardim. Elas devem ser biológicas, livres de qualquer pesticida, para serem ingeridas e saboreadas.


Capuchinha – uma das mais usadas na culinária. Linda, tem um sabor suave e levemente apimentado, rica em Vit C, é ideal para preparar saladas bem tropicais.


Amor perfeito – de uma beleza delicada, muito usada em saladas ou para decorar pratos variados, de sopa à macarronada! O seu sabor é mais adocicado, mas extremamente suave!


Rosa – a cozinha árabe usa esta flor como nenhuma outra: de sorvete a cremes diversos. Fica muito interessante colocá-la misturada à limonada preparada com água com gás e pedrinhas de gelo floridas (veja logo abaixo como fazer). O sabor é suave, mas dá um toque bem exótico. Muitos usam apenas as pétalas, nos supermercados mais finos é possível encontrar geleias delicadas preparadas a partir das pétalas de rosa – isso sem falar na famosa água de rosas (que vai da cosmética à gastronomia).


Flor de abóbora (courgette) – de longe a mais versátil, na opinião de muitos chefes. Estas flores podem ser recheadas com arroz, legumes e até frango, também são usadas em risotos e saladas. O sabor adocicado (principalmente do cabinho) é suave e a textura bem macia.


Calêndula – as pétalas podem ser misturadas (ao final do preparo) em risotos, peixes, sopas e até queijos! Muitos produtores usam a calêndula como uma espécie de corante em manteigas e queijos. O sabor, embora suave, pode ser sentido como um toque de condimento difícil de identificar (assim vai virar o seu “ingrediente secreto mais visível e belo”).


Dica preciosa e linda: faça cubinhos de gelo floridos! Coloque a flor da sua preferência dentro do cubo de gelo, cubra com água e leve ao congelador. Os seus sucos, drinks, vitaminas e até a água ganharão um toque muito especial!


Esta receita é para comemorar a primavera e encher a mesa de sabor, perfume e beleza! Uma flor linda, doce e que rende pratos deliciosos! Hoje a receita é feita com flores comestíveis! A receita é tão simples que nem precisa ir ao fogo … aprenda aqui a fazer a flor de abóbora recheada!


  


Flor de abóbora recheada


10 flores de abóbora (ou abobrinha)

150 g de requeijão

3 tomates bem maduros

1 dente de alho

¼ malagueta sem sementes bem cortadinha em pedaços pequenos

sal e azeite a gosto

Modo de fazer:


Estas flores não podem ser compradas na sessão de jardinagem, ok? Para que possam ser comidas devem ser cultivadas com este objectivo específico e por isso podem ser encontradas em alguns supermercados ou em sites especializados.

Sacuda as flores para que, qualquer eventual bichinho saia, lave-as bem e seque com um papel toalha. Faça um corte na flor no sentido do comprimento (nesta hora poderá encontrar outro bichinho, basta tirá-lo) e comece a rechear, coloque um pouco do requeijão e por cima um pouco da mistura de tomate e azeite. Feche delicadamente a flor. Coloque as flores em um prato e por cima jogue um pouco de azeite. Sirva como uma entrada. Para comer é só usar um guardanapo!


Recheio de tomate


Corte os tomates sem pele em pedaços bem pequenos, misture com o alho cortado em pedacinhos também pequenos, misture ao azeite, a pimenta e o sal.








sábado, 21 de julho de 2018

MACARRÃO C/ MANJERICÃO




Chegou a época de semear manjericão, para abastecer a sua despensa … poderá consumir seco, em azeite ou congelado, mas nada comparado ao manjericão fresco…
O manjericão é uma delícia aromática, que deixa qualquer prato irresistível, e se for uma massa, então nem se fala!! Mas sabia que também é uma planta medicinal que traz muitos benefícios para a nossa saúde?

Também conhecido por basílio, alfavaca e basilicão.
O manjericão tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, adstringente, digestiva, vermífuga, antibacterianas, cicatrizante e antiespasmódico.
O manjericão ainda contém potássio, sódio, ferro, Vit. A, B12, B6, C, D, e K, cálcio, magnésio, ácidos fenólicos, saponinas e flavonoides.
Ainda é utilizado no tratamento de dor de garganta, tosse, aftas, cólicas, gases, feridas, dor de cabeça, problemas digestivos e picadas de insectos.

Pode ainda causar, alergia a pessoas sensíveis e o seu consumo, como remédio natural não é indicado para grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos.
O manjericão pode ser adicionado fresco a sumos de frutas, omeletas, saladas e o tradicional Pesto.
Que tal? Gostou da ideia? Então aqui fica a receita …

Macarrão c/manjericão

Cozer esparguete c/água e sal.
Fazer um molho, com: nozes, queijo ralado, azeite, manjericão e triturar tudo… tudo a olho…
Cobrir o esparguete c/o molho e, colocar mais queijo ralado e,
Bom Apetite

Molho de Pesto
Triturar folhas de manjericão, 3 dentes de alho, 4 c/sopa de pinhões e azeite q.b.
Adicionar 2 c/sopa de parmesão e sal q.b. voltar a triturar.
Para o Pesto absorver a cor do manjericão juntar 3 c/sopa de água gelada no final. Triturar até ficar cremoso.
Guardar no frigorífico coberto com azeite, para não oxidar.














domingo, 15 de julho de 2018

É PRECISO TOMAR SUPLEMENTOS????



Sementeira de cenoura aqui:

https://allissonecompanhia.blogspot.com/2017/06/sementeira-de-cenoura-de-nantes.html


É tempo de laranja, é tempo de citrinos, vamos ingerir saudavelmente, aproveitar a época.

Na onda de suplementar vitaminas, muita gente procura os complexos vitamínicos ou vitaminas específicas, como é o caso do betacaroteno.





Os benefícios do betacaroteno


O Betacaroteno é uma “provitamina” que, quando ingerida, se transforma em vitamina A no organismo. Acredita-se que a vitamina A estimule o sistema imunológico, tenha poder antioxidante, combatendo os radicais livres, que estão relacionados com várias doenças como cancro, doenças cardiovasculares e processos degenerativos como os de ossos e visão.

Seu consumo ainda promoveria a beleza da pele, aumentaria a defesa contra os raios do sol e favoreceria um lindo bronzeado.

A necessidade diária é de 3mg para homens e 2,4mg para as mulheres.



Alimentos com Betacaroteno


Alimentos de cor alaranjada como o damasco, abóbora, cenoura, melão, mamão e manga, assim como a beterraba batata-doce, e nas folhas (em menor quantidade), como a couve, espinafre, brócolos, agrião e repolho.

A suplementação de vitamina é indicada para suprir uma deficiência, seja por má alimentação, problemas de absorção de nutrientes ou doenças. Nestes casos, nas doses recomendadas e sob orientação médica, a suplementação pode ser um verdadeiro remédio.

Já o consumo sem comprovada necessidade, em doses altas, diferente do que muitos pensam (“se não fizer bem, mal não faz” ou “o excesso é simplesmente eliminado”), pode sim fazer mal e prejudicar nossa saúde.

Com o betacaroteno não é diferente. O excesso não vai deixa-la com uma pele mais linda e jovem, mas pode deixa-la alaranjada (carotenodermia) e mais propensa a doenças.

O excesso de vitamina A no organismo compromete os reflexos, tem relação com dormência nas extremidades e com defeitos congénitos (grávidas são desaconselhadas a tomarem altas doses).

Estudos relacionam a suplementação do betacaroteno com o aumento do risco de cancro do pulmão, principalmente nos fumantes. Já a ingestão através da alimentação não teria esse efeito.

Não é tão difícil extrapolar as necessidades diárias de vitaminas, já que o perfil de quem se preocupa com a saúde e tem dinheiro para investir em suplementos, normalmente inclui o acesso a uma alimentação mais rica e variada. Por isso, especialistas afirmam que a maneira mais segura de consumir vitaminas é através da alimentação ou com supervisão médica.






sábado, 14 de julho de 2018

AS FOLHAS DAS FRUTAS E O SEU PODER



O uso de plantas medicinais para tratar e prevenir doenças é milenar, um método natural que passa de geração em geração pela cultura popular e, recentemente a ciência têm-se debruçado, sobre o assunto.


A Natureza é muito generosa na oferta de remédios naturais, por vezes grátis... e nem damos por elas... se tiver em casa uma laranjeira, limoeiro, maracujá, videira, à disposição no seu quintal, por exemplo já é um sortudo (a), senão vejamos:


Folhas de Amora (silva) – Poderosíssima! Antioxidante, combate radicais livres, previne doenças cardiovasculares, depressão, osteoporose, regula os hormônios e ajuda nos quadros de prisão de ventre.


Folhas de Abacate – são anti-inflamatórias naturais, expectorante, diurético, anti-diarreia, contra dores musculares, cabeça e garganta. Auxilia no tratamento da bronquite, celulite e cálculos renais.


Folhas de Laranjeira – chá calmante e sedativo, vermífugo natural, usado no tratamento da depressão, stress, gripe e febre.


Folhas de Limoeiro – melhoram os estados de febre, resfriados e gripes.


Folhas de Maracujá – têm acção calmante, sedativa e cicatrizante.


Folhas de Parreira – ajudam no tratamento de varizes, activando a circulação, melhorando o cansaço e a retenção de líquidos.


Antes de se fazer uso de qualquer remédio natural, é sempre bom falar com o seu médico. Os remédios naturais também podem ter contra indicações, e interacções com medicamentos.

















segunda-feira, 9 de julho de 2018

ALMÔNDEGAS DE PÃO... e lentilhas


acabadinhas de sair do forno

O desperdício é sempre zero... e esta Dica de Poupança, dá sempre uma refeição nova senão vejamos:

Almôndegas de pão e lentilhas

1 pão caseiro +- 500g
400g de lentilhas cozidas c/um pouco de caldo (congeladas)
4 ovos 
1 cubo de legumes
um fio de azeite
6 alhos
um ramo de salsa
cravinho em pó
pão ralado

Comecei por triturar o pão e reservei.
Triturei alhos, salsa, cubos... juntei as lentilhas, temperei com cravinho e sal, voltei a triturar, até virar uma papa.
Adicionei os ovos e voltei a triturar muito bem.
Reguei o pão reservado, e misturei muito bem. Tapei e deixei hidratar o pão de um dia para o outro.
No dia seguinte, foi só fazer as bolas com a ajuda de uma colher de sopa, passei por pão ralado .
Levei-as ao forno em tabuleiro, forrado com papel vegetal, durante 25m.
Fica uma almôndega húmida, muito diferente, daquelas que se fazem com pão ralado.




estas vão direitinhas para a arca

Aqui vai encontrar outras Dicas e outras almôndegas:








domingo, 8 de julho de 2018

ESPINAFRE... c/ Super Poderes


... espinafre ...

O espinafre reforça o nosso sistema imunitário.
Não era à toa, que o Popeye ficava forte, imbatível… quando consumia a sua energia… ele lá sabia…
Tal é o Super poder, que está ao alcance de todos nós. Há quem diga que, é uma praga na horta, uma planta invasora. Na realidade,  penso que, só plantei uma vez, a partir daí, nunca mais tive falta de espinafres na horta, porque, mal nascem já estão a deitar semente, e, isso proporciona  e garante nascimento certo.
Por vezes quando não há outra verdura disponível, lá está o espinafre, pronto para saltar para a nossa panela ou frigideira, salteados em azeite e alho, uma delícia para acompanhar, seja o que for…
Vale a pena aumentar o seu consumo, porque é um Super alimento derivado às suas propriedades.
O espinafre é um alimento altamente nutritivo, rico em vitamina A, B, E e K, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, manganês, selénio, zinco, ácido fólico, muita fibra e baixas calorias.
O seu alto poder antioxidante, previne a aterosclerose, osteoporose, hipertensão, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. A verdura é óptima para o bom funcionamento das funções cerebrais (Alzheimer) para a saúde da visão (cataratas) e dos ossos.
Seu consumo fortalece o sistema imunológico, combatendo diversas doenças e infecções, controla os índices glicémicos, baixa a pressão arterial, reduz o colesterol, tem acção anti-inflamatória, anti-cancerígena, e ainda contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e previne prisão de ventre e anemia.
As propriedades do espinafre, fazem dele um óptimo alimento, para quem sofre de artrite, cálculos renais e gota, como também, para quem faz dieta de emagrecimento e praticantes de desporto e actividades físicas, já que ele dá energia muscular e disposição.
O espinafre pode ser consumido cru (saladas e sumos), ou cozido (refogado, recheios, panquecas, etc.). O consumo em cru preserva todos os nutrientes. Ao refogar faça-o rapidamente, para garantir as suas propriedades.

Deixo-vos um sumo, carregado de vitaminas minerais e, outras coisas mais…

Sumo de Espinafre com Laranja e abacaxi
200ml sumo de laranja
Uma mão cheia de folhas de espinafre
Uma rodela de abacaxi
Bater tudo e ingerir de imediato
A Vitamina C, das frutas, melhora a absorção dos nutrientes.









sábado, 7 de julho de 2018

A IMPORTÂNCIA DAS ESPECIARIAS...dica de saúde


...é só escolher, as cores são lindas, os aromas inesquecíveis...


Temperos e especiarias: pitadinhas de sabor e saúde

Por Nadia Cozzi

"Ervas e especiarias trazem sabores inusitados e deliciosos à sua cozinha. Grandes aliadas da nossa saúde vem sendo usadas para tratamento de doenças e também para reduzir o consumo de sal no preparo dos alimentos. Realçam o sabor natural dos alimentos conferindo novos sabores às preparações. Podem ser usadas em receitas doces ou salgadas.

Vamos entender melhor como utilizar essas delícias?


Açafrão empresta sua cor vibrante para o arroz, sopas, saladas e pães. É um tempero caro afinal apenas os pistilos amarelados da planta são utilizados, sendo necessárias 150 mil flores para fazer 1 kg de açafrão. Combina com carnes e vegetais cozidos. Antioxidante, anti-inflamatório e anticoagulante, ajuda na prevenção do Alzheimer. Aliado à vitamina D obtida pela exposição ao sol aumenta sua eficácia. Combine com a pimenta e potencialize seus efeitos. Contra indicado durante a gestação. Indispensável à "paella" espanhola e alguns risotos italianos.

Aipo ou salsão é todo aproveitado. Suas folhas são usadas em saladas, maioneses e sucos ou acrescentadas, juntamente com os talos, em molhos de tomate, ensopados, sopas e carnes. Existe também o sal de aipo que dá um sabor especial a saladas, bifes e coquetéis de tomate.

Alecrim conhecido como a “erva da lembrança”, origina-se do Mediterrâneo e antigamente era costume entre os casais trocarem um ramo de alecrim por acreditarem que seu perfume revigorava a memória e trazia bom humor. Antidepressivo alivia músculos cansados, dores de cabeça e fadiga mental. Combina com chás, massas, queijos, aves, carne de porco e peixe assado.

Alho uma das mais antigas ervas medicinais citadas para tratar sintomas de resfriados, infecções pulmonar e digestiva. Combina com carnes, legumes, arroz e saladas frias. Tempera molhos em geral, refogados e torradas que acompanham sopas e massas deliciosas.

Anis Estrelado planta originária da China. Considerado uma especiaria, conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu)

Baunilha estimulante, afrodisíaca. Perfuma bolos, doces, cremes, mingaus, bebidas e licores. Experimente uma gotinha de baunilha atrás da orelha num jantar a dois.

Canela aproxima pessoas e saboriza compotas, marinados, picles, ensopados, bolos, pães, biscoitos e doces caseiros. Curiosidade: você sabia que foi a canela que deu origem à primeira das multinacionais? A holandesa Companhia das Índias Ocidentais, que durante muitos anos controlou sua extração. Os árabes cobravam pedágio para deixá-la passar para a Europa. A canela tem sido usada há séculos para tratar náusea, vômito, problemas digestivos e também é um leve sedativo que relaxa a musculatura.

Cardamomo tem perfume e sabor refrescante, muito usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce, pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.

Cebolinha introduzida no Brasil pelos portugueses. Pertencente à mesma família tem sabor muito semelhante ao da cebola e do alho. Também possui propriedades bactericidas, ajudando no controle da pressão arterial e contém as vitaminas A e C. Em pequenas rodelas, realça saladas, ovos, omeletes, queijo branco e molhos. Faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.

Coentro possui propriedades bactericidas e fungicidas. Sua semente é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e cálcio. Usado para temperar aves, acompanha muito bem os frutos do mar e suas sementes são imprescindíveis nas marinadas.

Cominho existem estudos que apontam o cominho como uma substância com propriedade para prevenir o câncer, principalmente o urológico. Ajuda na desintoxicação do fígado e é muito usado para molhos, cremes, legumes, ovos, sopas e pães. É essencial no preparo do Curry indiano.

Cravo - sabor doce, forte, quase quente. Harmoniza-e com arroz doce, pão de mel, pudins, compotas de frutas e pratos asiáticos, especialmente indianos.

Cúrcuma - raízes vendidas secas ou em pó muito parecidas com o gengibre. Conhecido como falso açafrão é usado como corante em ensopados, sopas, peixes, molhos, arroz. Possui propriedades anticancerígenas, inclusive recomenda-se acrescentar uma colher de chá de cúrcuma às sopas, molhos e pratos de massa como um modo simples, rápido e econômico de prevenir o desenvolvimento do câncer. Possui propriedades anti inflamatórias, melhoram o metabolismo hepático e reduz o colesterol.Entra na composição do curry indiano.

Curry vai bem com carnes, peixes, aves, molhos, arroz, assados e cozidos em geral.É uma combinação de 65 tipos de especiarias diferentes. Uso: culinária indiana, arroz. É chamado de massala pelos indianos.

Dill - faz lembrar o anis. Vai bem com peixes, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Pode-se usar suas sementes para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

Erva Doce seu bulbo é muito usado em saladas. Tem aroma doce combina com molhos, creme fresco e peixes grelhados ou cozidos em papelote.

Estragão seu gosto picante realça o sabor de molhos, pratos com ovos, saladas e sopas.

Gengibre excelente acompanhamento para picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas.

Hortelã imprescindível no preparo de pratos árabes, combina com chás, sucos, saladas, molhos para carnes e massas.

Louro estimula os sucos digestivos, estabiliza os níveis de glicose do sangue e acalma as dores de cabeça. Combina com sopas, cozidos, peixe em geral e terrines. Uma só folha basta para aromatizar o prato.

Manjericão revitaliza, refresca, acalma. Suas propriedades purificadoras ajudam na digestão, alivia a cólica e reduz a formação de gases. Bom também para dores musculares. Dá vida ao tomate, berinjela, abobrinha. Deve ser adicionado no final para não perder seu aroma.

Manjerona combate o estresse e hidrata a pele. Indispensável na cozinha mediterrânea, parecida com o orégano, mas com aroma mais suave. Associa-se mais facilmente a outras ervas. Para tomates, batata e arroz.

Menta na Europa usa-se para temperar ervilhas e batatas. Outros usos: saladas, sorbets, chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

Mostarda digestiva, estimulante, alivia reumatismos e câimbras. Fica uma delícia acompanhando batatas cozidas. conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e maionese.

Noz moscada Muito usada nos remédios para náusea, má digestão e cólica. Doces, molhos e massas ganham encanto com a noz moscada. Deve ser ralada somente na hora do uso e necessita de pequena quantidade para oferecer seu aroma delicado. Não existe molho branco sem uma pitadinha de noz moscada.

Orégano contém antioxidantes, muito cálcio e um óleo essencial com propriedade fungicida. Estimula o sistema imunológico, melhora a digestão e o trato respiratório. Salpique sobre os alimentos ou deixe de molho por alguns minutos no azeite para dar gosto ao óleo. Fica muito bom em molhos, berinjela, pizzas, queijos, saladas e pães. Sem ele a pizza não tem sabor. É companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas.

Páprica utilizada no lugar da pimenta seca, dá um ar picante ao prato.

Pimenta – a pimenta merece um capítulo à parte afinal aqui no Brasil temos muitas espécies de pimentas: pimenta de cheiro, dedo de moça, malagueta, pimenta do reino, pimenta rosa e muitas outras. Saborosas, dão um toque especial à nossa culinária. A capsaicina, substância encontrada na pimenta, é usada para tratar vários tipos de dores. É um potente vasodilatador e descongestionante. Muitos consideram a pimenta uma super erva, e a capsaicina não apenas melhora a dor, mas também libera endorfinas no cérebro. Fonte natural de vitaminas A e C. Pode ser usada a gosto, moída ou inteira. Só quem tem gastrite deve tomar cuidado, porque ela agrava irritações ou lesões na mucosa gástrica. Combina com molho branco, legumes, carnes assadas e grelhadas além de patês.

Salsa junto com a cebolinha ela forma o cheiro verde. Afina o sangue e faz bem ao coração. Decorativa, acrescenta charme, cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês, carnes e sopas.

Sálvia traz tranqüilidade, tem ação clareadora e adstringente. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e molhos.

Tomilho digestivo, fortalece o sistema imune e tem ação bactericida, fungicida e antiviral. Apreciado nas cozinhas européias, enriquece sopas, molhos de tomate, legumes em geral e terrine.

Receitas:

Os alimentos industrializados estão cheios de aditivos químicos que trazem sérias conseqüências à nossa saúde. Já que estamos resgatando os sabores e saberes das ervas e especiarias que tal aproveitar e resgatar também o prazer de preparar algumas delícias na cozinha?

Tempero Caseiro

Ingredientes:
2 kg de cebola
6 cabeças de alho
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de sal marinho
Modo de preparar
Descasque todos os ingredientes e bata no liquidificador . Coloque em vidros e guarde na geladeira. Dura 2 semanas. Essa é sua base para temperar tudo.

Variações:
Você pode dividir essa quantidade em 3 partes e fazer temperos diferentes.Bata uma parte com cheiro verde, outra com manjericão e outra com azeitonas por exemplo. Você varia os sabores e fica livre daquela comidinha com sabor massificado feita com aqueles caldinhos que “glutamatam monossodicamente” tudo. Uma perda enorme para a saúde e para o paladar.


Mostarda Caseira

Ingredientes:
1 ½ xícara de sementes de mostarda moídas (quanto mais recente a moagem, melhor)
½ xícara de água filtrada
2 colheres de sopa de soro de iogurte (ajuda a prolongar a validade e liberar as enzimas benéficas)
2 colheres de chá de sal marinho
suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de sementes de mostarda inteiras se gostar.

Modo de Preparar:
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Se adicione mais água para acertar a consistência. Guarde num pote com tampa e deixe à temperatura ambiente por 3 dias. Leve à geladeira e consuma normalmente.

Catchup caseiro

Ingredientes:
5 kg de tomates orgânicos maduros
200 g de pimentão vermelho orgânico sem semente
800 g de cebola orgânica
2 dentes de alho orgânicos
1 colher de chá de pimenta do reino em grão
1 colher de chá de pimenta da jamaica
1 colher de chá de cravo
2 ramas de canela em pau
1/2 colher de chá de mostarda em pó
4 colheres de sopa de açúcar mascavo orgânico
6 colheres de sopa de açúcar orgânico
1 colher de chá de sal marinho
2 xícaras de vinagre branco.

Modo de preparar:
Corte os tomates e o pimentão em pedaços. Bata no liquidificador ou processador. Passe na peneira para retirar as sementes e a casca. Volte ao liquidificador e bata com a cebola.

Coloque a mistura em uma panela e cozinhe em fogo baixo até reduzir em um terço do volume inicial. Em outra panela, misture o vinagre com o alho, a pimenta do reino, a pimenta da Jamaica, a canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo por meia hora, até que os temperos soltem o seu sabor. Coe essa mistura de vinagre e acrescente metade da quantidade à panela dos tomates.

À outra metade junte a mostarda em pó, o açúcar e o sal. Junte tudo, ajuste os temperos ao seu paladar e se necessário acrescente mais vinagre, açúcar ou sal. Deixe esfriar, bata tudo de novo no liquidificador e guarde em um recipiente limpo na geladeira.

Banana ao Gengibre e Anis-Estrelado


Ingredientes:
4 bananas-nanicas médias
1 xícara (chá) de açúcar orgânico
3 colheres (sopa) de gengibre ralado grosso
1 colher (sopa) de manteiga
4 anises-estrelados

Modo de Preparar:
Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Reserve. Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo por 6 minutos, ou até obter um caramelo.
Acrescente as bananas, o gengibre, a manteiga, o anis-estrelado e ½ xícara (chá) de água.
Tampe a panela e deixe no fogo por 5 minutos, ou até a banana ficar macia, mas sem desmanchar e quebrar. Retire do fogo. Coloque as bananas nos pratos, despeje a calda. Decore com anis-estrelado.

Variações: Muito bom com sorvete e esta semana fiz para acompanhar o requeijão e ficou divino.

Use ainda na cozinha:


· O anis-estrelado pode ser guardado em um pote fechado com açúcar por pelo menos um mês. Polvilhe o açúcar aromatizado quando fizer receitas de biscoitos, bolos ou bolinho de chuva.
· Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregá-lo na produção de bolachas, pães ou outros produtos.
· Usa-se também em licores ou outras bebidas alcoólicas.
· O chá de anis estrelado se faz com toda a folha (estrela) ou só com a semente que tem dentro das estrelas. Esse chá é recomendado contra gripes, inclusive contra a gripe A.


Dicas para conservar temperos frescos:


Os temperos frescos normalmente se perdem, pois não conseguimos usar tudo de uma vez. Então lave bem os temperos, pique e coloque em porções nas forminhas de fazer gelo. Cubra com azeite extra virgem e leve ao freezer. Quando precisar dos temperos é só separar quantos tabletinhos forem necessários.

Porque usar temperos frescos se é muito mais prático comprar os industrializados?

Em primeiro lugar porque temos que sentir o verdadeiro sabor dos alimentos e não deixar tudo com o mesmo gosto. Por razões de saúde eles têm muito sódio e vários aditivos químicos entre eles o famigerado glutamato monossódico, que tem a função de “incrementar” o gosto do alimento, mas que também causa problemas como dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer.

Uma prática que deve se tornar hábito é sempre ler os ingredientes dos rótulos dos alimentos. Ali você encontra uma espécie de receita do que está comendo, o que não for alimento é aditivo químico e bem não faz. Você vai ficar espantado com a quantidade de coisas estranhas que ingere diariamente."




Não quis deixar de partilhar convosco, o excelente trabalho de Nadia Cozzi, aprendemos todos os dias um bocadinho








quarta-feira, 4 de julho de 2018

RAINHA SANTA ISABEL...


Oração à Rainha Santa Isabel, Mestra da Ordem Espiritual de Portugal

Isabel Senhora Rainha
Isabel Protectora e Guia
Isabel dá-nos guarida

Esposa, Mãe e Amiga
Consolo dos desvalidos
A quem a dor tanto afligia
De mãos estendidas
Confiaste no Pai Celeste
Transformando o que deste

Protecção nós te pedimos
Ilumina os nossos caminhos
Dá-nos rosas Senhora Rainha
E mesmo com espinhos
Dá-nos rosas Senhora Rainha
Dá-nos rosas ainda

Hoje é Dia da Mestra da Ordem Espiritual de Portugal

https://allissonecompanhia.blogspot.com/2017/07/mestra-da-ordem-espiritual-de-portugal.html







segunda-feira, 2 de julho de 2018

PASTA DE DENTES NATURAL





Um belo sorriso é o melhor cartão de visita, mas não devemos só pensar no visual, cuidar dos dentes é muito importante para a saúde. Hoje em dia já existe dezenas de produtos dentários ecológico e até atendimento odontológico natural. Só porque você é ecologista não precisa ter um sorriso amarelo. Para ter um sorriso sustentável e branco, devemos considerar o impacto causado pela pasta de dentes, escova de dentes, antisséptico bucal e fio dental sobre o meio ambiente e em nossa vida.

Pasta de Dentes e sua Saúde
Escovar os dentes é a base de uma boa saúde bucal, mas infelizmente para manter os dentes limpos e brancos sofremos as consequências. A composição exata de cremes dentais podem variar um pouco dependendo dos benefícios para que estão sendo vendidos, como branquear dentes, redutores de sensibilidade, proteção prolongada, etc.

Em geral, as pastas de dentes incluem como ingredientes as substancias abaixo:
Abrasivos como o carbonato de magnésio, gel de sílica desidratado, carbonato de cálcio, óxido de alumínio hidratado, e sais fosfato.
Flúor para ajudar a tornar o esmalte do dente mais forte e mais resistente à deterioração e doenças.
Detergentes como o lauril sarcosinato de sódio, para tornar a pasta de dentes espumosa e airada.
Aromatizantes e Adoçantes que não provocam cáries dentárias, tais como a sacarina.
Espessantes para dar o creme dental uma aparência homogénea e melhorar a textura, para isso é usado algas ou colóides minerais, celulose, ou gomas sintéticas naturais.
Umectantes que mantêm a pasta de dentes úmida como o glicerol ou sorbitol.
O que acontece se você comer Pasta de Dentes
A pasta de dente tem alguns ingredientes muito venenosos com o fluoreto de sódio e triclosan.

A ingestão de uma grande quantidade de pasta de dente pode causar dor de estômago e obstrução intestinal, a overdose creme dental pode raramente levar a morte. Estes sintomas abaixo podem ocorrer quando você engolir uma grande quantidade de fluoreto da pasta dentes: Convulsões, diarréia, dificuldade em respirar, ataque cardíaco, batimentos cardíacos lentos, tremores, vômitos e fraqueza.

Em busca de dentes brancos a pasta de dentes tem se tornado muito abrasiva para os dentes e estão danificando o esmalte e a dentina. Acabam por funcionar como uma lixa que desgasta o esmalte em vez de apenas limpar.

Envenenamento por Flúor causa Fluorose
Sem contar o excesso de exposição ao flúor, já que a pasta de dentes com grandes quantidades de flúor são facilmente engolidas, causam a fluorose, uma doença que pode causar desintegração do esmalte e danos permanentes aos dentes. A fluorose dental não é apenas um problema estético, mas o sinal visível de intoxicação crônica de flúor, testes revelaram níveis elevados de flúor em muitas crianças, mesmo em áreas com água não fluoretada e em quase 50% das crianças que bebem água fluoretada já tem sinais de fluorose.

Estudos isolados e evidências anedóticas, indicando que a exposição ao fluoreto pode estar ligado a problemas da tiróide, cancro do osso e fraturas.

Evidência crescente já indica que o fluoreto reduz IQ, prejudica a aprendizagem e memória e pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro do feto e podendo contribuir para a doença de Alzheimer. Os rins excretam cerca de metade da ingestão diária de fluoreto, mas isto pode diminuir quando a função renal é comprometida conduzindo ou causando a retenção de fluoreto ao longo do tempo. Em indivíduos com doenças pré-existentes do rim, a exposição ao fluoreto pode contribuir ou exacerbar a osteodistrofia renal.

Como Fazer Pasta de Dentes Caseira e Ecológica

Ingredientes do Creme dental
2/3 xícara de bicarbonato de sódio
4 colheres de chá de sal fino
1/2 colher de chá de extrato de hortelã ou 10-15 gotas de óleo de hortelã essencial (ou adicionar o seu sabor favorito – hortelã, laranja, etc)
Água

Como Fazer:
Misture o Bicarbonato com o Sal.
Adicione um pouco de água e mexa.
Adicione o seu sabor favorito.
Adicione a água até chegar a consistência desejada.
Experimente as quantidades até ficar a pasta de dentes que você deseja.

Fonte: Instituto Pedro Cozzi


domingo, 1 de julho de 2018

20 REGRAS PARA SER MAIS FELIZ




Quem conseguir tornar consciente e colocar em prática essas regras, possivelmente aprenderá a viver com qualidade.



O responsável por introduzir o símbolo do Eneagrama no mundo moderno, George Ivanovich Gurdjieff, considerado, por aqueles que o conheceram, como um incomparável “despertador” de homens, foi um mestre extraordinário do autoconhecimento.

Gurdjieff defendia a tese de que os homens estão dormindo, são máquinas ambulantes que não sabem o que fazem, sem a consciência de si.

Ele definiu vinte regras de vida, que contribui para uma vida mais plena e feliz. Vamos às regras:

1. Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes;

2. Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme;

3. Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você;

4. Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exagere;

5. Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível no trabalho, no lar ou nos grupos habituais. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, exceto você mesmo;

6. Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7. Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas;

8. Diferencie problemas reais de problemas imaginários. Elimine estes, porque são pura perda de tempo e ocupam espaço mental precioso para coisas mais importantes;

9. Tente descobrir o prazer dos fatos quotidianos como dormir, comer e tomar banho sem, no entanto, achar que são o máximo a se conseguir na vida;

10. Evite se envolver na ansiedade e tensão dos outros, enquanto ainda ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação;

11. Família não é você; está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade;

12. Entenda que princípios e convicções fechados podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca;

13. É preciso ter sempre alguém em quem se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe;

14. Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta;

15. Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental. Escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento;

16. Competir no lazer, na vida a dois, é ótimo….para quem quer ficar esgotado e perder o melhor;

17. Rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente;

18. Uma hora de intenso prazer substitui, com folga, três horas de sono. O prazer repõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de se divertir;

19. Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.

20. Entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente, que você é o que se fizer ser.

Quem conseguir assimilar essas regras, possivelmente aprenderá a viver com qualidade. E então, você conseguiria implementar essas regras em sua vida?

Fonte: Instituto Eneagrama