sábado, 6 de maio de 2017

DICA DE POUPANÇA COM O FERMENTO DE PADEIRO...




Tenho sempre à mão fermento fresco, neste caso congelado.

Habituei-me a comprar na padaria 200g de fermento de padeiro (fresco), custa 1€. Baratinho, comparado com os cubos, de fermento fresco vendido nos supermercados. E o preço do fermento seco?
Ok, também já o comprei, mas procurei alternativas, porque, se gastava muito depressa.
Foi na própria padaria, que me ensinaram a congelar, por isso, partilho aqui convosco.
Tem a duração de 1 mês no congelador…confesso que aqui em casa por vezes até tem mais tempo.
Divido o fermento, em saquinhos com 25g. Depois coloco os saquinhos todos, dentro de outro saco, identificado… para 1 Kg farinha usar 25g de fermento, ou seja um saquinho (já separado).
Quando preciso de fermento fresco, para um pão ou uma massa levedada, apenas tenho que retirar o fermento, e, colocá-lo (congelado) na medida da  água morna já com sal (da receita), mexendo para dissolver, acrescentar à farinha, envolver e amassar bem…simples, não é?
Na MFPão também utilizo este fermento fresco, apesar de eles indicarem que deve ser fermento seco... nunca me dei mal...
Mas porquê? É mais caro sem dúvida.
Apenas quando programar para um pão de manhã quentinho, deve colocar o fermento em cima da farinha. Se o deixar na água perde a acção de levedar.
No entanto, se for, para fazer na hora poderá misturá-lo com a água sal e ovos se a receita o pedir. 




Sem comentários:

Enviar um comentário