sábado, 29 de outubro de 2016

CULTURAS DE OUTONO /4



Desde que a chuva começou a cair que, já me estou a ver, a procurar no meu Stoc as sementes que se podem deitar á terra. 

Também tenho no abrigo, alguns verdes que gostaria de trazer cá para fora.

Verdade seja dita que a Primavera é mais trabalhosa. Há muito mais para semear, e plantar. Para mim o Outono é mais uma estação de limpeza, e de arrumação, para colocar tudo no sítio certo, como o estrume, que deve ser colocado nas terras para se ir desfazendo. Borralheiras…

No Outono também se devem abrir as covas e, estercá-las para as novas plantações da Primavera.

Temos a apanha da azeitona. Este ano parece que há zonas que não têm nada, outras sim, vai merecer a pena apanhar. Aproveitar o Bagaço da Azeitona para a alimentação dos animais.

Depois vos contarei a minha experiência, com o bagaço… não desgostei, não deu trabalho, e, ainda se poupa. As cabras se eu deixasse comiam até encher, mas foi-me recomendado pela veterinária, que não devia abusar, pois elas são muito gulosas, quando gostam.

Há também a sementeira dos cereais praganosos … como a aveia, centeio, cevada e trigo.

Costumo fazer uma mistura destes cereais e, semear no olival. Na altura certa corta-se, enfarda-se e fresa-se ou grada-se a terra, e, fica limpinho no Verão.

Assim no Inverno, vai criando além das ervas nativas, os cereais que eu semeio.

Agora é só esperar, para que, a terra, fique boa para trabalhar.

Aqui também poderá encontrar as minhas aventuras, no Outono. 

 

 Quero lembrar que hoje se atrasam os relógios 60m, para entrarmos na hora de Inverno.

Mais ainda...  recordar que hoje é Dia Mundial do AVC , mas, como tem sido um mês que se falou muito em doença... pesado, preferi escrever sobre as culturas do Outono, sempre dá para aliviar um pouco.


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário