quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PULGAS E CARRAÇAS

 
 
 Todos os cães no decorrer da sua vida entra em contacto com parasitas externos, por muito cuidado e atenção que se tenha.
Pulgas são de facto as mais difíceis de exterminar, são um perigo para animais e pessoas.
Dizem os entendidos que, a pulga, age como uma espécie de hospedeiro intermediário da ténia. Ela pode continuamente infectar o cão com este tipo de verme, todas as vezes que esse ao lamber o seu pêlo, acaba por ingerir pulgas. A pulga não é um parasita estacionário, ou seja, ela só pula para dentro da pelagem do cão para se alimentar. Normalmente, ela vive escondida em alcatifas, fendas, rodapés, esconderijos perto dos canis, zonas arenosas e secas constituem locais favoráveis para as pulgas. Quando se vê uma há muitas mais escondidas. Daí a dificuldade de as combater.
Alguns cães desenvolvem alergia às pulgas.
Realmente o combate ás carraças é sem dúvida muito mais simples.
Este ano, foi uma farturinha. Começaram cedo e eu também. Comecei com pó, polvilhando os animais e camas. Tinha que fazer o tratamento de 5 em 5 dias, isto em Março.
O tempo passava e aquecia … passei aos banhos, porque ainda havia “sanguessugas” nas redondezas. Tinha que dar banho de 3 a 5 dias… uma canceira. E só tenho 6, imagino aquela senhora que esteve recentemente na Praça na RTP, com 90 cães e 30 gatos. Expliquei a minha situação na loja onde costumo abastecer produtos para os animais e, foi-me aconselhado a trocar de produto, desta vez para cabras e ovinos. As ditas cujas já deveriam ter criado defesas e, não havia meio de me livrar delas. De facto diminuíram mas não acabaram e passei para as pipetas, mas o tratamento só dura um mês, fica caro e, não resolveu.
Foi-me dito que provavelmente estariam no jardim e, que assim seria difícil terminar com elas. Agora já estava-mos com 40º, o jardim apresentava zonas muito secas, local favorito das pulgas.
 Os meus netos estavam para chegar e contei à filhota o que se estava a passar. Pediu-me o peso de cada um deles, falou com o veterinário e trouxe-me esta solução. Estes produtos estão à venda, o tratamento dura para 3 meses e é apenas administrado o bolo para um animal, sai caro. A solução do veterinário foi outra, dado o peso dos animais, escolheram-se aqueles que se poderiam dividir, e assim cada bolo deu para mais do que um cão.
São soluções que não sabemos, nem temos conhecimento, que só podem ser calculadas por um veterinário, porque pode colocar o animal em risco de vida. Consegui finalmente resolver o meu problema só em Agosto, quando chegou a filhota para passar férias mais os meninos.
Fica aqui a dica caso tenham mais do que um animal.
 
 
 








Sem comentários:

Enviar um comentário